A espuma do espumante

Por Marcelo Copello   O gás dos espumantes é natural, não é adicionado como nos refrigerante. A fermentação alcoólica é a reação química que transforma o os açúcares da uva em álcool e um dos produtos desta reação química é o gás carbônico. Quando fazemos um vinho tranquilo, ou não espumante, a fermentação é feita em […]

Por Marcelo Copello

 

O gás dos espumantes é natural, não é adicionado como nos refrigerante. A fermentação alcoólica é a reação química que transforma o os açúcares da uva em álcool e um dos produtos desta reação química é o gás carbônico. Quando fazemos um vinho tranquilo, ou não espumante, a fermentação é feita em recipientes abertos, de forma que o gás sai. Os espumantes são geralmente o produto de duas fermentações. Primeiro elabora-se um “vinho base”, que será refermentado.

espuma (1)

É na segunda fermentação que surge a espuma, pois ela acontece em recipientes hermeticamente fechados, de modo que o gás ao invés de sair se dissolve no líquido e só é liberado quando “estouramos” a rolha. Quando a segunda fermentação ocorre na própria garrafa do espumante, chamamos este método de clássico ou Champenoise. Quando ocorre em grandes recipientes de inox, chamamos de método Charmat. Os espumantes champenoise são geralmente de melhor qualidade e na região de Champagne só é permitido este método.

 

Marcelo Copello (mcopello@simplesmentevinho.com.br)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s