União Brasileira de Compositores faz arraiá on-line com Zeca Baleiro
Primeira edição do Troféu Tradições acontece neste quarta (30), com homenagem à Rainha do Forró, Anastácia
Uma pesquisa da União Brasileira de Compositores (UBC), divulgada em maio, constatou que 79% das mulheres na música já sofreram discriminação de gênero e 53% jamais receberam valores de direitos autorais.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Tentanto subverter essa ordem vigente e a invisibilização da mulher compositora, a UBC lançou um prêmio anual para reconhecer artistas e movimentos artísticos que contribuíram para a formação da cultura brasileira.
+ Clarice Niskier: “Quero estar no palco até o último dia da minha vida”
A primeira edição acontece nesta quarta (30), pelo YouTube, em forma de arraiá, com uma grande homenagem à cantora pernambucana Anastácia, a Rainha do Forró.
Somente com Dominguinhos, seu parceiro por longos anos, Anastácia escreveu mais de 250 canções, entre elas Eu Só Quero Um Xodó e Eu Tenho Sede. Ao todo, a artista coleciona mais de 600 composições registradas.
A cantora e compositora de 80 anos foi indicada Grammy Latino de 2018, na categoria álbum de música de raízes em língua portuguesa, com o disco Daquele Jeito, que traz duetos com Fagner, Fafá de Belém, Alcione e Zeca Baleiro.
+ Davi Moraes homenageia o pai, Moraes Moreira, em websérie gratuita
O Arraiá UBC celebrará a trajetória musical de Anastácia e e contará com participações especiais de Zeca Baleiro, Mariana Aydar e Mestrinho. No palco não faltarão sucessos como Xote da Gameleira, Canção pra Bob Marley, Cheguei pra ficar e O amor de Zabelê”.
A festa acontece pelo canal do YouTube da UBC, a partir das 19h30.
+ Dira Paes: “Ser artista é um ato político”