Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Theatro Municipal do Rio ganha tour virtual na quarentena

Fechada por conta da pandemia do novo coronavírus, instituição centenária encontrou na internet uma forma de manter-se pulsante

Por Marcela Capobianco Atualizado em 2 jun 2020, 12h56 - Publicado em 2 jun 2020, 11h13

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro está de portas fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus mas, enquanto aguarda a autorização da prefeitura para o retorno das atividades, o espaço disponibilizou um tour virtual.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

A ideia descende da visita guiada presencial no Theatro, que em ‘tempos normais’ contava com 600 pessoas por semana, entre brasileiros e estrangeiros.

+ Museus desafiam ‘quarenteners’ a recriar obras de arte em casa

Agora, é possível passear pelo Municipal e conhecer um pouco da história do local sem sair de casa. “Em 111 anos, o Theatro Municipal do Rio sempre esteve presente na vida artística e cultural da cidade, do país e dos circuitos internacionais. Trabalhar em isolamento e de forma virtual é mais um desafio que nossos artistas e técnicos enfrentam. Sabemos que é importante permanecer ao lado do público”, sublinha Aldo Mussi, presidente do Theatro Municipal.

Continua após a publicidade
Theatro Municipal do Rio: tour virtual em tempos de pandemia Fred Pontes/Divulgação

+ Segunda temporada da série Coisa Mais Linda estreia este mês na Netflix 

O tour virtual em vídeo dura pouco mais de 8 minutos. O passeio começa pelo Salão Assyrio, depois segue para a sala de espetáculos, escadaria e hall de entrada, em seguida para o foyer do Balcão Nobre. A visita pela internet é finalizada em uma das varandas laterais que dão para a Avenida Rio Branco. A câmera simula o próprio visitante.

+ Na quarentena, museus oferecem atividades para fazer em casa

Salão Assyrio: no passado, local, que fica no subsolo do Theatro, recebia bailes de máscaras Alexandre Macieira/Riotur

Todo o percurso é comandado pela guia das visitas presenciais Diana Fagundes, que trabalha no Municipal desde 2018.

+ AquaRio promove lives sobre a vida marinha

Inaugurado em 14 de julho de 1909, o Theatro é uma das principais casas de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Ao longo de mais de um século de existência, artistas nacionais e internacionais, da música, da ópera e da dança passaram pelo seu palco e ajudaram a construir a sua história.

Continua após a publicidade
Publicidade