Clique e assine por apenas 4,90/mês

Quarentena: museus desenvolvem atividades on-line para crianças

CCBB e Museu de Astronomia e Ciência Afins disponibilizam conteúdos on-line para o público infantil

Por Marcela Capobianco - Atualizado em 1 jun 2020, 21h23 - Publicado em 1 jun 2020, 13h32

A quarentena das crianças ainda não tem data para terminar e, por isso mesmo, fica cada vez mais difícil entretê-las com opções criativas. Os museus cariocas, fechados por conta do decreto de isolamento social para frear o contágio por coronavírus, estão usando a internet como aliada para seguir oferecendo conteúdo de qualidade aos pequenos. Confira as opções:

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Museu de Astronomia e Ciências Afins – Mast. Pensando em despertar o interesse do público infantojuvenil, o Mast lançou uma nova versão do projeto Brincando com a Ciência, uma série de iniciativas para que crianças e jovens percebam que a ciência pode ser prazerosa. Toda quarta-feira, às 15h, o canal do museu no YouTube publica um vídeo novo, abordando um tema diferente que ensina o público a realizar uma brincadeira simples ou a construir um aparato interessante, utilizando princípios científicos. A ideia é mostrar que, mesmo em casa, é possível reunir alguns materiais e objetos para criar experimentos divertidos que mostram como a ciência funciona. Os ingredientes? Um armário da bagunça, aquela gaveta cheia de quinquilharias ou ainda uma caixa cheia de inutilidades. Tudo pode ser utilizado nas experiências.

Ao longo da série de vídeos, o Brincando com a Ciência vai trazer conteúdos apresentando estímulos e experiências sobre temas como luz, cor, movimento, choques e faíscas, visão, percepção, astronomia, matemática, lógica e outros temas. No primeiro episódio, que já está no ar, pesquisadora da Coordenação de Educação em Ciências Taysa Bassallo ensina como fazer um sino com uma colher, um barbante e um copo.

Continua após a publicidade

+ Crivella anuncia volta às aulas presenciais em julho

CCBB. Através do programa #CCBBeducativoEmCasa, 100% digital, as crianças que estão em casa são estimuladas a criar e refletir por meio de processos pedagógicos e artísticos. Entre as novidades está a ação Historietas, que promove contação de histórias e possibilita a criação colaborativa de enredos com jogos e desenhos, por meio de leitura de livros, animações e narrativas criativas. Um dos títulos escolhidos para essa atividade é Família Mobília, livro de estreia da artista Tatiana Blass, que conta a história de uma família formada por móveis de uma residência.  Outra leitura será de Espia das Montanhas, de Ana Carolina Neves.

Espia das Montanhas: livro infantil será explorado em atividade do CCBB para ser feita em casa Editora FTD/Divulgação

+ AquaRio promove lives sobre vida marinha

O livro narra a história de Zinho, um homem que, ao perder a visão, passa a enxergar a partir dos outros sentidos – olfato, paladar, audição, e tato – antes de partir com sua irmã em busca de um milagreiro. Ainda na programação infantil, o Lugar de Criação propõe, semanalmente, atividades que visam engajar crianças e suas famílias em processos e experiências de pesquisa e criação, a partir de materiais disponíveis em casa e do estímulo ao diálogo com procedimentos artísticos. A programação pode ser acessada pelo site.

Biblioteca Comunitária Pequenalegria. A cada semana, duas oficinas são disponibilizadas no canal do projeto – que em tempos normais funciona em Botafogo -, no YouTube. A arte de contar histórias será explorada em diferentes temas, comandados pelas idealizadoras do projeto, Lucia Morais e Arlene Costa, além de uma participação especial da menina Sophia Aguiar, de 7 anos, neta de Lucia e também apaixonada por livros. Nesta terça (2), às 11h, Lucia comanda a oficina As Cantigas de Roda Contam Histórias. No dia 16 de junho, no mesmo horário, rola uma oficina sobre literatura para bebês. Basta acessar o canal para conferir.

Continua após a publicidade
Publicidade