Clique e assine por apenas 4,90/mês

Quarentena: museus desenvolvem atividades on-line para crianças

CCBB e Museu de Astronomia e Ciência Afins disponibilizam conteúdos on-line para o público infantil

Por Marcela Capobianco - Atualizado em 1 jun 2020, 21h23 - Publicado em 1 jun 2020, 13h32

A quarentena das crianças ainda não tem data para terminar e, por isso mesmo, fica cada vez mais difícil entretê-las com opções criativas. Os museus cariocas, fechados por conta do decreto de isolamento social para frear o contágio por coronavírus, estão usando a internet como aliada para seguir oferecendo conteúdo de qualidade aos pequenos. Confira as opções:

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Museu de Astronomia e Ciências Afins – Mast. Pensando em despertar o interesse do público infantojuvenil, o Mast lançou uma nova versão do projeto Brincando com a Ciência, uma série de iniciativas para que crianças e jovens percebam que a ciência pode ser prazerosa. Toda quarta-feira, às 15h, o canal do museu no YouTube publica um vídeo novo, abordando um tema diferente que ensina o público a realizar uma brincadeira simples ou a construir um aparato interessante, utilizando princípios científicos. A ideia é mostrar que, mesmo em casa, é possível reunir alguns materiais e objetos para criar experimentos divertidos que mostram como a ciência funciona. Os ingredientes? Um armário da bagunça, aquela gaveta cheia de quinquilharias ou ainda uma caixa cheia de inutilidades. Tudo pode ser utilizado nas experiências.

Continua após a publicidade

Ao longo da série de vídeos, o Brincando com a Ciência vai trazer conteúdos apresentando estímulos e experiências sobre temas como luz, cor, movimento, choques e faíscas, visão, percepção, astronomia, matemática, lógica e outros temas. No primeiro episódio, que já está no ar, pesquisadora da Coordenação de Educação em Ciências Taysa Bassallo ensina como fazer um sino com uma colher, um barbante e um copo.

+ Crivella anuncia volta às aulas presenciais em julho

CCBB. Através do programa #CCBBeducativoEmCasa, 100% digital, as crianças que estão em casa são estimuladas a criar e refletir por meio de processos pedagógicos e artísticos. Entre as novidades está a ação Historietas, que promove contação de histórias e possibilita a criação colaborativa de enredos com jogos e desenhos, por meio de leitura de livros, animações e narrativas criativas. Um dos títulos escolhidos para essa atividade é Família Mobília, livro de estreia da artista Tatiana Blass, que conta a história de uma família formada por móveis de uma residência.  Outra leitura será de Espia das Montanhas, de Ana Carolina Neves.

Espia das Montanhas: livro infantil será explorado em atividade do CCBB para ser feita em casa Editora FTD/Divulgação

+ AquaRio promove lives sobre vida marinha

Continua após a publicidade

O livro narra a história de Zinho, um homem que, ao perder a visão, passa a enxergar a partir dos outros sentidos – olfato, paladar, audição, e tato – antes de partir com sua irmã em busca de um milagreiro. Ainda na programação infantil, o Lugar de Criação propõe, semanalmente, atividades que visam engajar crianças e suas famílias em processos e experiências de pesquisa e criação, a partir de materiais disponíveis em casa e do estímulo ao diálogo com procedimentos artísticos. A programação pode ser acessada pelo site.

Biblioteca Comunitária Pequenalegria. A cada semana, duas oficinas são disponibilizadas no canal do projeto – que em tempos normais funciona em Botafogo -, no YouTube. A arte de contar histórias será explorada em diferentes temas, comandados pelas idealizadoras do projeto, Lucia Morais e Arlene Costa, além de uma participação especial da menina Sophia Aguiar, de 7 anos, neta de Lucia e também apaixonada por livros. Nesta terça (2), às 11h, Lucia comanda a oficina As Cantigas de Roda Contam Histórias. No dia 16 de junho, no mesmo horário, rola uma oficina sobre literatura para bebês. Basta acessar o canal para conferir.

Publicidade