Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Projeto Rolé Carioca fará tour on-line pelos cinemas de rua da cidade

Professores de história vão voltar ao início do século XX, quando o Centro da cidade contava com vinte salas de exibição

Por Marcela Capobianco 22 mar 2021, 13h10

Quem disse que não dá para dar um ‘rolé’ pelo Rio e conhece mais sobre a nossa cidade sem sair de casa?

O projeto Rolé Carioca é comandado por professores de história e em tempos pré-coronavírus reunia grupos de pessoas para percorrer importantes locais da cidade e, claro, contar a história de edifícios e pontos turísticos.

+ Mimo Festival ganha versão on-line

Por causa da pandemia, o passeio agora é on-line. A primeira edição de 2021 acontece neste fim de semana, privilegiando os cinemas de rua do Rio.

Capital antenada com as novidades e invenções da Europa do final do século XIX e início do século XX, o Rio de Janeiro viveu intensamente o glamour da era de ouro dos cinemas. Já em 1908, o Centro abrigava vinte salas de exibição. A Avenida Rio Branco, os arredores da Praça Tiradentes e a região que depois veio a ser conhecida como Cinelândia concentravam cinemas que projetavam filmes europeus, americanos e – a partir da década de 30 – produções brasileiras.

Continua após a publicidade

+ Cashback: vale a pena usar o sistema de descontos?

O Teatro Carlos Gomes, o Cine Ideal, o Cine Íris, o Cine Orly, o Cine Theatro Rex, o Cine Vitória, o Cine Pathé, o Cine Palácio e o Cine Odeon – um dos únicos que continuam na ativa – estavam no centro da vida cultural carioca, trazendo as novidades que chegavam da Europa.

+ Veja as estreias de março na telona

Embora a maior parte destes cinemas encontre-se desativada, os prédios mantêm sua estrutura preservada – seja pelo tombamento, seja pela revitalização, seja pela reforma para diversos usos, garantindo uma verdadeira aula sobre a sociedade da época a partir das salas de exibição.

+ Três podcasts para estimular a criatividade dos pequenos

O roteiro será conduzido pelos professores de História William Martins e Roberta Baltar e passará por locais que foram palco da efervescência cultural do Rio de Janeiro na primeira metade do século 20. O passeio acontece no domingo (28), às 10h, pela plataforma Zoom. O link da reunião on-line será liberado às 9h50 nos perfis do Facebook e Instagram do projeto. Também haverá transmissão simultânea pelo Facebook do Rolé Carioca. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Continua após a publicidade
Publicidade