Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Rio antigo: exposição investiga arquitetura carioca do século XIX

Fotos do caribenho Juan Gutierrez de Padilha, naturalizado brasileiro, foram selecionadas pelo memorialista Daniel Sampaio

Por Marcela Capobianco Atualizado em 26 Maio 2021, 13h05 - Publicado em 26 Maio 2021, 12h56

Juan Gutierrez de Padilha foi um importante fotógrafo que registrou a vida e a arquitetura do país – e principalmente do Rio – no final do século XIX. Caribenho naturalizado brasileiro, ele foi o penúltimo artista a receber o selo da Casa Imperial antes da Proclamação da República, em 1889.

+ Cinco obras para prestar atenção em mostra de arte contemporânea no CCBB

Imagens feitas por Gutierrez por volta de 1890 estarão reunidas, a partir desta quinta (27), na exposição O Rio Antigo de Juan Gutierrez – Registros da Arquitetura da Cidade no Séc. XIX, no Casa Shopping, Zona Oeste da cidade.

A curadoria é de Daniel Sampaio, fundador do Instituto Rio Antigo e colunista de VEJA Rio. “Escolhi imagens que mostram a arquitetura e cotidiano de um Rio de Janeiro que, hoje, é quase irreconhecível. No final do século XIX, éramos uma cidade ainda de feições coloniais. São registros de um Rio que, em pouco tempo, se transformaria profundamente, com as reformas promovidas pelo prefeito Pereira Passos”, comenta o advogado e memorialista.

+ Telas abstratas e inéditas de Roberto Magalhães aportam na Gávea

As fotografias selecionadas fazem parte do acervo do Museu Histórico Nacional. A mostra, gratuita, ocupa a loja conceito da UIA2021RIO EXPO, evento integrado ao 27º Congresso Mundial de Arquitetos.

+ Em tempos de pandemia, centros culturais investem em podcasts

Av. Ayrton Senna, 2150, Barra da Tijuca. Seg. a sex., 11h/19h. Grátis. Até 17 de junho.

Continua após a publicidade
Publicidade