Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

As charmosas praças da cidade são o assunto do próximo Rolé Carioca

Passeio virtual gratuito acontece no domingo (25), comandado pelos historiadores Roberta Baltar e William Martins. Saiba como participar

Por Marcela Capobianco Atualizado em 22 abr 2021, 13h00 - Publicado em 22 abr 2021, 12h59

As praças do Rio são, além de lugares de encontros (em tempos sem coronavírus, é claro), comemorações e espaços de lazer, testemunhas da história, como o Largo do Boticário e o Largo de São Francisco de Paula, por exemplo.

Por isso, as praças e largos da cidade do Rio de Janeiro são o tema do próximo roteiro virtual do Rolé Carioca, que acontece no domingo (25), a partir das 10h, pela plataforma Zoom, com condução dos historiadores Roberta Baltar e William Martins.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Importantes não só por suas localizações estratégicas e homenagens a personalidades, as praças da cidade cumprem um papel fundamental nas relações de identidade e sociabilidade nos bairros e regiões onde estão inseridas.

Em outras épocas, eram nas praças que as pessoas buscavam água potável: bicas, fontes e chafarizes cumpriam um importante papel no abastecimento de água até o final do século XIX.

Continua após a publicidade

+ Com talento e ambição, Maxwell Alexandre conquista espaço no panteão das artes

Algumas praças ainda mantêm os simpáticos coretos, como a Praça São Salvador, em Laranjeiras, e a Washington Luiz, em Sepetiba. Aliás, foi lá, no coreto mais antigo do Rio de Janeiro, que o personagem Odorico Paraguassu fazia seus hilários discursos políticos na novela O Bem Amado, do dramaturgo Dias Gomes, em 1973.

+ Comuna reabre na Lapa com drinques e os famosos hambúrgueres

Ao longo do tempo, as praças e largos habitam o imaginário – e os corações – dos cariocas e foram o roteiro escolhido em votação online pelos “rolezeiros” como o assunto de abril.

+ Maria Ribeiro: Deseja recomeçar?

Para participar, basta acessar o link da videoconferência no Zoom às 9h50 de domingo (25), pelo Facebook ou Instagram. O passeio virtual é gratuito e não é necessário fazer inscrição prévia.

Continua após a publicidade
Publicidade