Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Porta dos Fundos: especial de Natal já passa das 270 000 visualizações

Episódio, nos moldes de um documentário, usa humor e ironia para levantar questões como a polarização, a corrupção e o sensacionalismo da TV

Por Marcela Capobianco 10 dez 2020, 15h48

Tradição há oito anos e as polêmicas em torno dos episódios ajudam a disseminá-los mais ainda. A produção deste ano, nos moldes de um documentário à la Democracia em Vertigem, de Petra Costa, foi publicado às 11h desta quinta (10), no YouTube, e já passa das 270 000 visualizações em menos de cinco horas. Sem dúvidas, será mais um sucesso absoluto, sem deixar de ‘perturbar’ os conservadores e parte dos evangélicos.

+ Banca do André, na Cinelândia, vai fazer campanha de financiamento coletivo para sobreviver

Teocracia em Vertigem, escrito por Fábio Porchat, usa a ironia e o humor para traçar um paralelo entre a história de Jesus Cristo, descrita na Bíblia, com o Brasil de 2020, polarizado e imerso num jogo político. Estão lá menções ao processo de impeachment de Dilma Rousseff, ao sensacionalismo dos programas de TV, ao “foi golpe ou não foi golpe?”.

O episódio conta com diversas participações especiais – Petra Costa, Clarice Falcão, Daniel Furlan, Emicida, Gabriel Louchard, Hélio de la Peña, Marcos Palmeira, Raphael Logam, Renato Góes, Teresa Cristina, Yuri Marçal, entre outros. Arnaldo Antunes também participa, cantando Marcha do Demo, da época de Titãs.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

O especial de Natal do ano passado, disponibilizado na Netflix, suscitou campanhas de ódio contra o coletivo de humor e motivou um ataque: na madrugada de 24 de dezembro de 2019, cinco sujeitos trocaram o clima de paz e harmonia que a data sugere pela execução de um atentado embalado pelo ódio. O bando lançou dois coquetéis molotov na sede do grupo, no Humaitá. Um dos suspeitos de participar do ataque foi preso na Rússia, em setembro.

+ Ataque à sede do Porta dos Fundos revigorou capacidade da trupe de fazer rir

Os cinco primeiros filmes ultrapassam 25 milhões de visualizações.

+ Covid-19: ocupação de UTIs no SUS chega a 99%.

Continua após a publicidade
Publicidade