Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Turismo sem sair de casa: cariocas comandam passeios temáticos pela cidade

Projeto Rio Experiência disponibiliza tours virtuais no YouTube com títulos sugestivos, como Caçadores da Urca Perdida e Jardim Botânico e Arquitetônico

Por Marcela Capobianco 14 Maio 2021, 12h40

A pandemia alterou planos, rotinas e vidas. Por outro lado passando mais tempo em casa, as pessoas ficaram mais abertas a explorar a própria cidade.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Pensando justamente nisso, um grupo diverso de profissionais cariocas criou um projeto que propõe uma verdadeira viagem no tempo e no espaço do Rio de Janeiro através de histórias deliciosas contadas por especialistas.

Surgiu, então, o portal Rio Experiência, cuja primeira etapa inclui uma série de vídeos no YouTube com conteúdo turístico e cultural sobre os bairros da cidade e seus principais atrativos.

+ Leandra Leal dá dica de filmes infantis no streaming

Continua após a publicidade

A iniciativa é fruto de parceria entre o professor Kadu Guimarães, criador do projeto Rio Turista Cidadão, a designer e produtora Leila Victor, a pesquisadora Irene Bohnsack e o operador de turismo receptivo Marcelo Martins.

“Tudo começou de forma despretensiosa, em conversas informais. Entendemos que, com a pandemia, a tendência do carioca é explorar destinos na cidade ou bem próximas ao Rio. Nosso foco inicial foi, então, produzir breves programas com roteiros turísticos sobre o melhor do Patrimônio Cultural e Natural do Rio de Janeiro”, explica Kadu Guimarães.

+ Museu do Amanhã vai integrar maratona de lives culturais do TikTok

Os quatro primeiros programas já estão no canal Rio Experiência no Youtube: Caçadores da Urca Perdida, com um passeio no charmoso bairro da Zona Sul, Nas Trilhas do Cinema Carioca, sobre a Cinelândia e arredores, Jardim Botânico e Arquitetônico e Copacabana Art Déco.

+ Cinco obras para conferir de pertinho na Casa Roberto Marinho

A ideia é que, mais para a frente, com a cobertura vacina avançada, os passeios saiam da internet para as ruas da cidade.

Continua após a publicidade
Publicidade