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Os cinco erros do corredor iniciante

Antes de dar os primeiros passos, confira algumas ciladas muito comuns entre os novatos

Por Fernanda Thedim - Atualizado em 5 dez 2016, 10h54 - Publicado em 26 nov 2016, 00h00

A corrida é um santo remédio tanto para a mente quanto para o corpo. Além dos benefícios para a boa forma, a atividade melhora o humor, devido à liberação de hormônios relacionados à sensação de bem-estar. Antes de dar os primeiros passos, confira algumas ciladas muito comuns entre os novatos, apontadas pelo ortopedista Sérgio Mauricio, maratonista e membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício.

› Não descansar

Correr todos os dias pode levar a lesões por impacto repetitivo. Nem corredores experientes fazem isso; eles optam, em geral, por intervalos de dois a três dias na semana.

› Pensar alto demais no início

Muitas pessoas querem pular etapas e, desde o início, treinar para longas distâncias. Para corridas maiores, o corpo precisa, primeiro, adaptar-se ao esporte.

› Começar forte sem aquecimento

Durante o exercício, o fluxo sanguíneo é desviado para a musculatura. Ao correr sem aquecimento, o músculo não fica preparado para recebê-lo e está predisposto a lesões.

› Acompanhar corredores mais velozes em provas

 Esse é um erro muito comum. Ir além do próprio limite exige mais do corpo, e ele precisa estar pronto para isso.

› Insistir na dor

É muito mais simples tratar as lesões da corrida no início. Em alguns casos, basta reduzir a carga de treino e corrigir algumas falhas por meio de exercícios específicos e fisioterapia.

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