Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Orgulho LGBT+: filmes, séries e exposições para discutir o tema em casa

De Ru Paul's Drag Race a exposição virtual de artistas trans, diversos conteúdos exaltam a produção LGBTQIAP+

Por Marcela Capobianco Atualizado em 25 jun 2021, 17h27 - Publicado em 25 jun 2021, 17h26

O dia do orgulho LGBTQIA+ é comemorado nesta segunda (28). A data marca os 51 anos da revolta de Stonewall, bar em Nova York que se tornou um símbolo da luta de gays e travestis contra investidas violentas da polícia local.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Desde então, junho é conhecido como o mês da diversidade sexual, com paradas que exaltam o orgulho de exercer a própria sexualidade em todo o mundo. Mais uma vez, por conta da pandemia do novo coronavírus, as comemorações acontecem através da internet.

Além disso, há séries, filmes, shows e exposições a um clique de distância que abordam a temática LGBT e podem suscitar discussões – mais do que nunca – necessárias em todos os lares. Confira, abaixo, as dicas selecionadas por VEJA Rio.

Séries: 

Pose.

Em Nova York, no final da década de 1980, Blanca abriga jovens LGBT que foram expulsas de suas casas. A época foi marcada pela ascensão da cultura de luxo e o surgimento dos bailes LGBT.

Onde assistir: Netflix e Star Channel – maratona no domingo (27), a partir das 13h

Grace and Frankie. Estrelada por Jane Fonda e Lily Tomlin, os episódios contam a história de duas amigas idosas cujos respectivos maridos as abandonam e assumem um romance entre eles.

Onde assistir: Netflix

Sex Education.

Otis é um adolescente tímido e inseguro que sabe tudo de educação sexual, por ter uma mãe sexóloga. Até que a rebelde Maeve resolve criar, na escola, uma clínica de terapia sexual.

Rupaul’s Drag Race.

A mais famosa competição entre drag queens já tem 13 temporadas e é um sucesso ao redor do mundo. As concorrentes enfrentam diversos desafios para conquistar o título de Superstar.

Onde assistir: Netflix.

Amor Natural.

Criada por Kelson Succi e Vinicius Teixeira, a websérie em cinco episódios conta a história de amor entre Andrei (Succi) e Guilherme (Teixeira).

Andrei é artista plástico, joga futebol, é morador do Complexo do Alemão e é a representação perfeita do preto livre. Guilherme é designer, apaixonado por arte e morador da Tijuca. Eles se conhecem num aplicativo de “pegação gay”. E o que era para ser apenas um encontro casual se torna um mergulho profundo repleto de identificações, poesia e afeto.

A série estreia no canal do YouTube do Sesc Rio na segunda (28).

+ Davi Moraes homenageia o pai, Moraes Moreira, em websérie gratuita

Filmes:

Billy Elliot.

Indicado ao Oscar de Melhor Diretor, o filme conta a história comovente de um menino de 11 anos cuja vida inteira muda quando ele se depara com a aula de balé da sra. Wilkinson. Em pouco tempo, ele se vê imerso no balé demonstrando um dom brutal.

Onde assistir: Star Channel – segunda (28), 12h15

Continua após a publicidade

Retrato de uma Jovem em Chamas.

Marianne é uma jovem pintora na França do século XVIII, com a tarefa de pintar um retrato de Héloïse para seu casamento, sem que ela saiba. Ao passar vários dias observando sua modelo, a artista percebe que um sentimento está nascendo entre elas.

Onde assistir: Telecine Play.

Praia do Futuro.

Lançado em 2014, o filme traz Wagner Moura na pele de um salva-vidas homossexual. Um embate é travado entre ele e o irmão. A direção é de Karïm Ainouz.

Onde assistir: Telecine Play e Globoplay.

+ Com obra de Denilson Baniwa, mostra no Oi Futuro propõe novos olhares para o Rio

Performances.

Drag Star.

Na segunda (28), o Teatro Rival Refit vai comemorar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ com as purpurinadas do Drag Star. Miami Pink, Andreia Andrews, Karina Karão, Ravena Creole, Samara Rios e grande elenco sobem ao palco da casa para divertir, marcar a luta por igualdade e respeito e, ainda, arrecadar recursos para a classe tão prejudicada pela pandemia. As drag queens vão se revezar em performances variadas, cada uma no seu estilo, das engraçadas às políticas. O espetáculo será transmitido via internet, pela plataforma ShowIn, com ingressos a R$ 20,00.

NAU.

Neste fim de semana, o NAU (Núcleo de Ativação Urbana) vai iluminar o Passeio Ernesto Nazareth, no Santo Cristo, com as cores do arco-íris. O Destrave Arte Bar, administrado pelo Núcleo e que também fica no Passeio, promoverá uma programação musical liderada apenas por mulheres de diferentes identidades de gênero. Nomes como Pambelli, mulher trans, Bruna Strait e Dani Vieira, mulheres lésbicas, são algumas das atrações do bar, que também conta com galeria de arte e espaços instagramáveis.

Música.

Laura Finocchiaro.

Autora da música Hino à Diversidade, Laura Finocchiaro está relançando a canção em nova roupagem, vinte anos depois. A música estará no disco Oxigênio, que ela lança no segundo semestre. Para aquecer as turbinas, a cantora convocou o ator Ciro Barcellos para uma live na segunda (28), às 21h, no Instagram – @laurafinocchiaro.

+ Nise da Silveira ganha homenagem em exposição no CCBB

Exposições.

Museu Trangênero de História e Arte.

Criado pelo pesquisador e artista trans Ian Habib, o Mutha é um espaço virtual para exposições de artistas e criadores trans, lutando contra injustiças epistêmicas, financeiras e sociais vividas por pessoas transexuais.

A primeira exposição terá dois temas: Transespécie, que elabora fissuras em conceitos de espécie e de gênero, e Transjardinagem, que utiliza a imagem da produção de jardins sobre paisagens em ruína. Há, nas mostras virtuais, trabalhos artísticos de mais de 56 pessoas trans. Entre eles, os cariocas Guilhermina Augusti, Gaé Charrí, Loren Minzú e Tuca Mello. O acesso é pelo site do Mutha.

Orla Colorida.

A Riotur vai estampar sete palavras simbólicas relacionadas à causa LGBTQIAP+ – respeito, liberdade, amor, igualdade, afeto, vida e orgulho – , em uma galeria aberta na orla. Elas serão instaladas nos 24 postos da orla marítima do Rio, do Leme ao Pontal, em painéis de em média 2 m x 5 m, nas cores do arco-íris.

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade