Festival de música e arquitetura leva concertos a construções históricas da cidade
Evento começa nesta sexta (10), com apresentação no Real Gabinete Português de Leitura, no Centro, e chega ao Parque Lage no sábado (11)
Algumas das mais belas construções do Rio vão receber concertos gratuitos que dialogam com a história e a arquitetura desses prédios no Festival Interativo de Música e Arquitetura (Fima), que tem sua primeira edição entre 10 e 21 de dezembro.
+ Exposição revisita vida e obra de Clarice Lispector pelo centenário da escritora
A estreia acontece neste sexta (10), no Real Gabinete Português de Leitura, mas o evento ainda passa pelo Sítio Burle Marx (no sábado, 11), Outeiro da Glória (15), Parque Lage (19) e a Antiga Sé (21) nesta primeira fase. Entre janeiro e maio de 2022, o festival realiza mais cinco apresentações, em outras construções da cidade.
+ Bienal do Livro: as atrações do último fim de semana para toda a família
A cada concerto, arquitetos vão explicar ao público presente a relação entre a história do lugar e a música escolhida para ser executada ali. O Real Gabinete Português de Leitura recebe nesta sexta (10), às 19h, a soprano Marília Vargas e o instrumentista de cordas dedilhadas Guilherme de Camargo. No repertório, obras de cancioneiros portugueses do século XVI (três delas com textos de Luís de Camões, incluindo uma canção composta a partir de trechos da obra-prima Os Lusíadas) e de autores como Marcos Portugal (que musicou excertos de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga), Chiquinha Gonzaga e Villa-Lobos, entre outros. A arquiteta e urbanista Noemia Barradas fará a palestra.
+ Casa de Cultura Laura Alvim recebe aulas de chefs, peças de teatro e atividades infantis
No sábado (11), às 11h, é a vez do Sítio Roberto Burle Marx — que este ano ganhou o título de Patrimônio Mundial da Unesco — receber o violonista Luis Leite e os arquitetos Claudia Storino e Carlos Fernando de Moura Delfim. O músico irá interpretar composições que vão do século XVIII ao XX, de autores como Johann Sebastian Bach, Villa-Lobos, Schubert, Walter Burle Marx e Garoto, entre outros.
+ É de graça: Rua Walls leva atrações culturais para a Zona Portuária neste domingo (12)
No dia 15, às 19h, a Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro sedia a apresentação do cravista Bruno Procópio, com obras de aurores como Jacinto do Sacramento, Soror da Piedade, Jean-Henri D’Anglebert e François Couperin. A aula fica a cargo da arquiteta Dora Alcântara.
+ Novo centro cultural abre as portas na Zona Portuária com mostra de arte urbana
No dia 19, às 17h, a soprano Eliane Coelho e o pianista Gustavo Carvalho fazem concerto no Parque Lage, com Camille Saint-Saëns (cujo centenário de morte é celebrado em dezembro), Massenet, Bizet e Verdi no programa. O historiador da arte Guilherme Bueno conta ao público sobre o local.
+ Balé natalino volta aos palcos do Teatro Riachuelo Rio em curta temporada
E, por fim, encerrando a temporada de 2021, no dia 21, às 18h, a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé será o palco a apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, sob a regência do maestro e violinista Daniel Guedes, que também atuará como solista. No repertório, Jean Philippe Rameau, Carl Philipp Emanuel Bach, Mozart, José Maurício Nunes Garcia e Marcos Portugal. O evento também contará com a historiadora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira.
Mais informações no https://www.fima.art.br
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui