Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Bienal do Livro: as atrações do último fim de semana para toda a família

No domingo (12), a Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta a série Sons da Primavera. Confira outros destaques da programação

Por Luiza Maia 9 dez 2021, 15h05

A 20ª Bienal do Livro no Rio segue com uma programação para todas as idades até o domingo (12), incluindo contações de histórias, sessões de autógrafos e conversas com os autores. Pela primeira vez, o evento ocorre de forma híbrida, com transmissão on-line ao vivo, e ocupa um espaço reduzido no Riocentro, na Barra.

+ Bienal do Livro 2021: a programação completa do evento até 12 de dezembro

Até o último fim de semana do evento, que começou no dia 3 de dezembro, a criançada poderá se divertir com teatrinhos, fantoches e contações de clássicos infantis, como O Sítio do Pica Pau Amarelo, Saltimbancos, Cinderela, a Bela e a Fera e O casamento da Dona Baratinha.

As atrações acontecem no estande da Supergasbras, no Pavilhão Laranja, próximo ao Espaço Metaforfose – uma área infantil de 600 metros quadrados que promove uma visita imersiva e sensorial, abordando as mudanças no planeta e a relação entre o homem e a natureza.

+ Balé natalino volta aos palcos do Teatro Riachuelo Rio em curta temporada

Já o estande da Petrobras recebe uma oficina de criação de gifs com equipe da animação Maréu na sexta (10), às 15h. No sábado (11), as crianças poderão assistir à peça A Rainha em dois horários: 11h30 e 16h30. 

Haverá também contação de história do longa de animação Teca e Tutti – Uma Noite na Biblioteca, que será lançado em janeiro, e um bate-papo com o diretor Tiago Mal no sábado (11), às 17h, e domingo (12), às 10h30. Para fechar a programação voltada aos pequenos, a Orquestra Petrobras Sinfônica apresentará a série Sons da Primavera no domingo (12), às 15h. 

+ Novo centro cultural abre as portas na Zona Portuária com mostra de arte urbana

Durante o passeio pelo Bienal, as famílias também podem conferir espaços ‘instagramáveis’ na área externa do Riocentro e aproveitar as áreas para descanso e piquenique. Lembrando que o uso da máscara é obrigatório nos espaços, assim como a apresentação do comprovante de vacinação na entrada.

Confira os destaques da programação, de sexta a domingo:

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

10 de dezembro (sexta)

11h – O Casamento da Dona Baratinha – Estande Supergasbras, Pavilhão Laranja. Nesta releitura do clássico, a ingênua Baratinha diverte crianças de todas as idades em um espetáculo dinâmico, divertido e musical.

11h – Igor Pires, Sessão de autógrafos. Escritor autografa o seu novo livro Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse ( Editora Globo)
Local: Estande do Submarino, Pavilhão Azul.

13h – Oficina de criação de Gifs – Estande Petrobras. Com equipe da animação Maréu.

15h – Cinderela – Estande Supergasbras, Pavilhão Laranja. Um dos mais belos clássicos infantis ganha adaptação musical e narra a história da menina pobre que, ao encontrar uma fada madrinha, tem a oportunidade de realizar todos os seus sonhos. 

17h – Moana, uma aventura no mar – Estande Supergasbras, Pavilhão Laranja. A história que se tornou um sucesso da Disney conta sobre a filha do chefe de uma ilha perdida que parte numa aventura para salvar seu povo, enfrentando deuses, monstros e seus próprios medos para provar que é valente e corajosa.

19h – O Sítio do Picapau Amarelo – Estande Supergasbras, Pavilhão Laranja. Inspirado na obra de Monteiro Lobato, a peça acompanha Emília, uma boneca falante e seus amigos Visconde, Pedrinho e Narizinho numa de suas travessuras onde ela liberta Branca de Neve e Peter Pan dos livros da Dona Carochinha.

11 de dezembro (sábado)

11h – A Pequena Sereia – Estande Supergasbras, Pavilhão Laranja. A história de uma jovem sereia que vive em um reino subaquático, mas se apaixona por um príncipe humano da superfície é contada para todas as idades através de uma adaptação musical.

Continua após a publicidade

11h – Raphael Montes (Companhia das Letras) – Bate papo sobre os livros do autor, como Suicidas (2012); Dias Perfeitos (2014); “Bom Dia, Verônica” (2020). Estande do Submarino, Pavilhão Azul.

15h – A Bela e a Fera – Estande Supergasbras, Pavilhão Laranja. Adaptação do tradicional conto de fadas francês escrito originalmente por Gabrielle Zuzanne Barbot, que narra o encontro entre uma camponesa e um príncipe que vive sob a forma de um monstro. 

15h – Culturama: Sessão de fotos com Cosplays Star Wars – fã clube imperial Coast Line Garrison. Sessões às 16h e 17h.

17h – Contação de história Teca e Tutti – Estande Petrobras, Pavilhão Laranja. Teca e Tutti é um filme de animação que será lançado em janeiro. Parte da história será antecipada durante a Bienal, para provocar a curiosidade das crianças.

17h – Os Saltimbancos – Estande Supergasbras, Pavilhão Laranja. Inspirado no conto Os Músicos de Bremem, dos irmãos Grimm, o espetáculo narra as desventuras de quatro animais que, cansados da exploração, partem em busca de seus sonhos e de uma vida melhor.

19h- Alexandra Gurgel, bate papo sobre os livros da autora com mediação de Carla Lemos. Conversa sobre seu mais novo livro lançado em novembro Comece a se amar (Editora BestSeller, grupo Record). Local: Estande do Grupo Editorial Record.

12 de dezembro (domingo)

10h30 – Contação de história Teca e Tutti – Estande Petrobras, Pavilhão Laranja. 

11h – Rapunzel – Estande Supergasbras, Pavilhão Laranja. Presa por uma bruxa, ainda ao nascer, a menina batizada de Rapunzel passa a questionar os limites de sua vida e a superproteção de sua “mãe” ao conhecer um rapaz do mundo exterior. 

11h – Natalia Timerman – Bate papo sobre os livros da autora. Conversa sobre seu mais novo livro Copo Vazio (Editora Todavia). Local: Estande Submarino, Pavilhão Azul.

13h – Sessão de fotos Cosplays Star Wars – fã clube imperial Coast Line Garrison. Local: Pavilhão Azul (Editora Culturama). Sessões também às 14h e 15h.

14h- Duda Pimenta. Lançamento da biografia Duda Pimenta (Editora Mostarda). Local: Praça de autógrafos – Pavilhão Azul.

14h30 – Litteris Editora. Local: Pavilhão 3 – Sessão de autógrafos do livro Evangelho João.

15h: Encontro The Gift Box – Novidades e próximos lançamentos. Local: Auditório – Pavilhão das Artes.

15h: – Pinocchio – Estande Supergasbras, Pavilhão Laranja. Clássico do italiano Carlo Collodi, o espetáculo aborda questões e valores sobre a formação infantil e ensina lições como estudar e não mentir.

15h: – OPES: Sons da primavera – Estande Petrobras, Pavilhão Laranja.

16h: – Litteris Editora. Local: Pavilhão azul – Sessão de autógrafos do livro Com Alzheimer e Com Amor.

17h: – A Rainha do Gelo – Estande Supergasbras, Pavilhão Laranja. O conto do dinamarquês Hans Christian Andersen ganha adaptação teatral e músicas para narrar a aventura de Rainha do Gelo em busca de autoconhecimento, em uma jornada para salvar a sua família.

19h: – Peter Pan – Estande Supergasbras, Pavilhão Laranja. Clássico de J M Barrie conta as aventuras de Peter Pan, um menino que não queria crescer e vivia numa ilha encantada, cercado de fadas e piratas.

19h- Bate papo sobre os livros do autor Juan Julian. Local: Estande Submarino. Editora: Record.

Riocentro. Avenida Salvador Allende, 6555, Barra. 3 a 12 de dezembro. Sex.,9h/22h; sáb. e dom., 10h/22h; seg. a qui., 9h/21h. R$ 40,00 (inteira). Ingressos pelo www.bienaldolivro.com.br.

Continua após a publicidade

Publicidade