Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Museu da Rádio Nacional é inaugurado no Rio nesta terça (3)

Espaço na Lapa abriga itens usados por atores e locutores que passaram pelo veículo. Visitação está disponível de forma on-line

Por Agência Brasil Atualizado em 3 ago 2021, 14h12 - Publicado em 3 ago 2021, 14h06

O Museu da Rádio Nacional será inaugurado nesta terça (3). Localizado na Lapa, tradicional bairro do Rio, o espaço reúne parte do acervo original da emissora, que foi inaugurada em 1936. A Rádio Nacional do Rio completa 85 anos no ar no próximo dia 12 de setembro.

+ De A Viagem a Barraca do Beijo 3: o que pinta no streaming em agosto

Mesmo com a inauguração, ainda não há previsão de abertura presencial para o público. Porém, os ouvintes da rádio podem fazer uma visita virtual ao museu, através do site.

Entre os destaques da mostra estão itens usados por atores e locutores que trabalharam no veículo, além de fotografias, prêmios, roteiros e revistas do rádio. É possível voltar no tempo e conhecer uma réplica do estúdio usado nas gravações de radionovelas como Em Busca da Felicidade – a primeira do país – e O Direito de Nascer.  Rádio.

+ Prestes a mudar de sede, Museu do Pontal promove ciclo de debates na web

O museu rememora programas de auditório que impulsionaram a fama de artistas como Orlando Silva, Ataulfo Alves, Dalva de Oliveira, Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Luiz Gonzaga e tantos outros.

A Rádio Nacional também foi pioneira no radiojornalismo com o programa O Repórter Esso, no ar entre os anos de 1941 e 1968. Com o slogan “a testemunha ocular da história”, o radiojornal serviu de modelo para outros programas de notícias e completaria 80 anos no próximo dia 28 de agosto.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade