Museu do Amanhã participa de maratona global de lives do TikTok
Plataforma comemora o dia internacional dos museus, na terça (18), com tours virtuais por 23 instituições culturais ao redor do mundo
Nem só de dancinhas, músicas-chiclete e desafios vive o TikTok. Na próxima terça (18), dia internacional dos museus, a plataforma de compartilhamento de vídeos curtos fará uma maratona de lives de diversos centros culturais ao redor do mundo.
O Museu do Amanhã é o destaque carioca do #MomentoMuseu, evento global organizado pelo app nascido na China e amado pelos adolescentes – e coroatokers – do mundo todo.
A live, cujo início está marcado para as 4 horas da manhã (horário de Brasília) se propõe a ser a mais longa maratona do TikTok até o momento e vai levar os usuários em um tour virtual exclusivo em 23 museus de 12 diferentes países.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
A transmissão do #MomentoMuseu vai começar na Galeria Nacional de Cingapura e, depois, percorre museus de Israel, Japão, França, Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, encerrando a live no México às 22h.
O Brasil aparece às 10h30, com um percurso on-line pelas tecnológicas galerias do Museu do Amanhã, com destaque para a mostra Coronaceno. O Instituto Ricardo Brennand, em Recife, é a outra instituição brasileira escolhida. O tour no centro cultural da capital pernambucana está marcado para as 16h30.
O #MomentoMuseu vai ser transmitido ao vivo durante todo o dia no TikTok for Good, o canal global do TikTok para conteúdo de impacto social.
A live do #MomentoMuseu vai dar às pessoas a chance de vivenciar conteúdo cultural de todo o mundo, desde um tour na Inglaterra de 1930 pelo Black Country Museum até ouvir um especialista em taxidermia no Museu de História Natural de Berlim, na Alemanha. Também será possível conferir obras de arte famosas como A Ronda Noturna, de Rembrant, no Rijksmuseum, em Amsterdã, Holanda, e explorar os espaços icônicos no Metropolitan Museum of Art, em Nova York.
+ O que a Covid-19, câncer, diabetes e a obesidade têm em comum?
Como parte da comemoração, o TikTok também vai lançar um novo efeito de Realidade Aumentada, que permite uma experiência mais imersiva no Palácio de Versalhes, em que o usuário pode “se transformar” na Rainha Maria Antonieta enquanto passeia pela galeria virtual.
+ Cinco obras para conferir de pertinho na Casa Roberto Marinho
No último ano, algumas das instituições culturais mais famosas do mundo entraram no TikTok e se conectaram com uma audiência mais ampla, acolhendo visitantes de forma digital em experiências online imersivas.