Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Museu da Imagem e do Som disponibiliza consulta on-line a banco de dados

Pesquisadores e público em geral poderão acessar lista com mais de 48 mil itens, entre filmes, fotografias, cartazes, depoimentos e livros

Por Kamille Viola Atualizado em 19 out 2021, 20h24 - Publicado em 19 out 2021, 19h28

Pesquisadores e público em geral não vão precisar mais ir até a sede do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS), na Lapa, para saber se o que procuram está no acervo da instituição. Agora, é possível fazer consultar pela internet banco de dados com mais de 48 mil itens, como filmes, fotografias, cartazes, depoimentos e livros, entre outros.

+ De cara nova: Jardim Botânico do Rio realiza visitas guiadas no Solar da Imperatriz

Para fazer a consulta, basta ir na aba Pesquisa Online do site. São mais de 2.292 itens do Setor Audiovisual, 7.711 livros, com 37.346 itens no Setor Textual, 920 objetos e 1.086 Depoimentos para a Posteridade. Em breve, o museu vai oferecer também acesso aos setores Iconográfico, de Partitura e Sonoro.

Entre os destaques, estão as fotografias de Augusto Malta e a série Depoimentos para a Posteridade. Criada em 1966, ela conta com entrevistas com mais de mil nomes, entre eles Pixinguinha, Chico Buarque, Martinho da Vila, João da Baiana, Sandra de Sá e Angela Ro Ro. Até 1995, as conversas eram registradas em áudio. A partir dali, passaram a ser gravadas em vídeo.

+ Museu da Justiça e Palácio Tiradentes reabrem as portas ao público

Para ter acesso propriamente ao material propriamente dito, ainda é necessário ir pessoalmente à instituição e, no caso de utilização, solicitar autorização oficial. As visitas podem ser agendadas pelo e-mail saladepesquisa@mis.rj.gov.br.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Publicidade