Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Museu da Justiça e Palácio Tiradentes reabrem as portas ao público

Espaços culturais recebem exposição sobre pandemias e epidemias no Rio e homenagem aos 700 da morte do poeta italiano Dante Alighieri, respectivamente

Por Kamille Viola Atualizado em 19 out 2021, 20h23 - Publicado em 19 out 2021, 17h12

Depois de quase dois anos fechados ao público, dois espaços culturais da cidade reabrem para visitação. O Museu da Justiça apresenta a mostra Pandemias e epidemias no Rio de Janeiro, sobre esses momentos de desafio da saúde pública na cidade, do período colonial até hoje. Já o Palácio Tiradentes inaugurou a exposição Dante…Vale, em homenagem aos 700 anos do poeta italiano.

Realizada pela equipe museológica da Diretoria-Geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), do qual o Museu da Justiça faz parte, a exposição inclui documentos judiciais, dados, fotos, charges e notícias de cada época. O público vai conhecer mais sobre as epidemias de gripe espanhola, varíola e febre amarela, por exemplo.

+ Nando Reis e Samuel Rosa se apresentam com Orquestra Petrobras Sinfônica

Caricatura do carnaval de Viareggio, na Itália, em homenagem a Dante Allighieri
Palácio Tiradentes: exposição em homenagem a Dante Alighieri Palácio Tiradentes/Divulgação

Em cartaz no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, a homenagem ao autor de A Divina Comédia traz 17 esboços de carros alegóricos que desfilaram em diferentes edições do Carnaval de Viareggio, na Itália, uma festa com 148 anos de tradição na cidade, que fica na região da Toscana. Os trabalhos fazem uma releitura satírica, em tom de crítica política e social, do inferno, purgatório e paraíso descritos na obra-prima.

Continua após a publicidade

+ A boemia renasce: famoso pela música, Bip Bip planeja volta da programação

Museu da Justiça. Rua Dom Manuel, 29, 2º andar, Centro. Segunda a sexta, 11h às 17h.

Palácio Tiradentes. Rua Primeiro de Março, s/nº, Centro. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 10h às 17h. Até 15 de janeiro de 2022. Grátis.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Publicidade