Museu da Imagem e do Som disponibiliza consulta on-line a banco de dados
Pesquisadores e público em geral poderão acessar lista com mais de 48 mil itens, entre filmes, fotografias, cartazes, depoimentos e livros
Pesquisadores e público em geral não vão precisar mais ir até a sede do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS), na Lapa, para saber se o que procuram está no acervo da instituição. Agora, é possível fazer consultar pela internet banco de dados com mais de 48 mil itens, como filmes, fotografias, cartazes, depoimentos e livros, entre outros.
+ De cara nova: Jardim Botânico do Rio realiza visitas guiadas no Solar da Imperatriz
Para fazer a consulta, basta ir na aba Pesquisa Online do site. São mais de 2.292 itens do Setor Audiovisual, 7.711 livros, com 37.346 itens no Setor Textual, 920 objetos e 1.086 Depoimentos para a Posteridade. Em breve, o museu vai oferecer também acesso aos setores Iconográfico, de Partitura e Sonoro.
Entre os destaques, estão as fotografias de Augusto Malta e a série Depoimentos para a Posteridade. Criada em 1966, ela conta com entrevistas com mais de mil nomes, entre eles Pixinguinha, Chico Buarque, Martinho da Vila, João da Baiana, Sandra de Sá e Angela Ro Ro. Até 1995, as conversas eram registradas em áudio. A partir dali, passaram a ser gravadas em vídeo.
+ Museu da Justiça e Palácio Tiradentes reabrem as portas ao público
Para ter acesso propriamente ao material propriamente dito, ainda é necessário ir pessoalmente à instituição e, no caso de utilização, solicitar autorização oficial. As visitas podem ser agendadas pelo e-mail saladepesquisa@mis.rj.gov.br.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Grupo de ricos cariocas entre os ganhadores da Mega da Virada
Táxis fora da tabela viram rotina no Rio
Bombeiro sugere esquecer superstição de pular 7 ondas na virada em Copa
Pra ajudar a sorte! Quais os números mais sorteados na Mega Sena da Virada
IPTU 2026: confira as datas de pagamento no Rio e descontos disponíveis





