Mostra celebra 50 anos do encontro entre Oiticica e Neville d’Almeida
Cosmocinema marca reabertura da Galeria Aymoré, na Glória, exaltando as experiências sensoriais criadas pela dupla de artistas na década de 70
A Galeria Aymoré, na Glória, Zona Sul da cidade, vai voltar a receber o público na próxima sexta (16), com a exposição inédita e imersiva Cosmocinema.
+ Galeria em Ipanema reabre com provocações sobre o futuro
A mostra traça um paralelo entre os trabalhos do artista plástico Hélio Oiticica e do cineasta Neville d’Almeida, amigos e parceiros na construção das icônicas instalações sensoriais batizadas de quasi-cinemas – blocos experiências em Cosmococas.
+ Prêmio Veja Rio Comer e Beber chega à 24ª edição em novembro
Serão exibidas a instalação Cosmococa 3 (1973-74), inspirada em Marilyn Monroe e inédita no Brasil, e os filmes Mangue Bangue (1971) e Jardim de Guerra (1970), disponibilizado ao público pela primeira vez na íntegra, já que esta versão foi censurada durante o período da Ditadura Militar no Brasil.
Cosmocinema celebra os 50 anos do encontro entre o artista Hélio Oiticica e o cineasta Neville d’Almeida, que aconteceu em Nova York durante os anos 1970, quando realizaram trabalhos conjuntos.
+ Rio Montreux Jazz Festival terá edição on-line
As obras expostas mostram o desenvolvimento dessa parceria, desde as experiências audiovisuais até o momento em que começaram a criar as Cosmococas juntos.
As Cosmocapsulas, filmes criados pela dupla dentro das Cosmococas, também integram a mostra.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
“Buscar as obras imersivas do Oiticica, principalmente a Cosmococa feita em parceria com Neville, nesse momento pandêmico e de conturbação política, é quase que imperativo. O trabalho foi feito há 50 anos, mas continua sendo extremamente contemporâneo e necessário, ainda mais para um momento de isolamento social, sendo a obra uma grande representação do contato e da parceria física”, afirma Gabriela Davies, curadora da Galeria Aymoré.
Para se adequar às restrições impostas pela pandemia e promover maior imersão nas instalações, a visitação deverá ser agendada previamente no site da Galeria Aymoré e restrita a seis pessoas a cada hora.
A Villa Aymoré fica na Ladeira da Glória, 26. O funcionamento é de terça a sábado, das 13h às 18h. A entrada é gratuita.