Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

MAR vai exibir crânio do homem de Lagoa Santa, que viveu há 11000 anos

Mostra em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, com abertura no sábado (29), reúne fotografias, manuscritos, pinturas e esculturas

Por Marcela Capobianco Atualizado em 25 Maio 2021, 12h28 - Publicado em 25 Maio 2021, 12h26

Olhar para o passado com senso crítico para entender o presente. É o que propõe a exposição Imagens Que Não Se Conformam, com abertura prevista para sábado (29), no Museu de Arte do Rio.

A mostra, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, reúne cerca de 200 itens, entre fotografias, manuscritos, pinturas, lambe-lambes, esculturas e vídeos. O destaque é o crânio do homem de Lagoa Santa, uma das raridades da Coleção IHGB.

+ Em tempos de pandemia, centros culturais investem em podcasts

Descoberto em pesquisas paleontológicas realizadas entre 1801 e 1890 pelo dinamarquês Peter Wilhelm Lund nas grutas de Minas Gerais, o crânio é um símbolo da história da ciência no Brasil do século XIX. Diante dele, não há como escapar do debate sobre a origem do Brasil.

Crânio do homem de Lagoa Santa
Homem de Lagoa Santa: raridade estará exposta no MAR a partir deste sábado (29) ./Divulgação

+ Mostra no Parque Lage convida o visitante a interferir nas galerias

Também estarão por lá o Marco de Cananeia, lápide do século XVI, um dos vestígios mais antigos da colonização portuguesa no Brasil, além de muitas outras peças dos séculos XIX e XX, como a pá que Dom Pedro II usou para inaugurar a obra da primeira estrada de ferro brasileira e a famosa Roda dos Expostos usada para receber crianças abandonadas por suas famílias.

Continua após a publicidade

A curadoria é de Marcelo Campos, titular do MAR, e de Paulo Knauss, sócio do IHGB.

+ Rir para resistir: espetáculos de comédia chegam ao Rio

Além de itens da Coleção IHGB, a exposição também conta com obras contemporâneas de Berna Reale, Daniel Lannes, Diambe da Silva, Edgar Duviver, Gê Viana, Marcela Cantuária, entre outros.

No sábado (29), dia da abertura, a entrada no museu será gratuita, entre 12h e 18h.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Praça Mauá, 5, Centro. Qui. a dom., 12h/18h. Ingressos: R$ 20,00. museudeartedorio.org.br

Continua após a publicidade
Publicidade