Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

A melhor forma de redescobrir a história do Rio? A pé, com certeza

Instituto Rio Antigo lança série de passeios - para grupos de até quinze pessoas - por bairros importantes e pontos turísticos da cidade

Por Marcela Capobianco Atualizado em 27 ago 2021, 18h03 - Publicado em 27 ago 2021, 17h30

Quem curte VEJA RIO no Instagram é ávido pelas quintas-feiras, quando entra no ar o #TBTeste do Rio.

Com curadoria do instituto Rio Antigo, associação sem fins lucrativos que surgiu nas redes sociais, o quiz apresenta registros de tempos de outrora e desafia os seguidores a adivinhar quais bairros ou pontos turísticos cariocas aparecem na foto.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Os novos passos – literalmente – do Rio Antigo, fundado pelo advogado e memorialista Daniel Sampaio, são do on-line para o off-line, com o lançamento de passeios – para grupos de até quinze pessoas – por locais históricos da cidade.

A empreitada surgiu em conversas entre a historiadora e guia de turismo Luana Ferreira, que há pouco mais de um ano entrou para a equipe de redatores do Rio Antigo, e Sampaio. Os dois, então, fizeram um curso do Sebrae sobre turismo e estruturaram o novo negócio.

+ Bares e restaurantes fazem promoções para quem se vacinou contra a Covid-19

O primeiro encontro acontece já neste sábado (28), às 14h45, pela Pequena África, na Zona Portuária. Luana Ferreira, especializada em narrativas afrorreferenciadas, vai comandar a visita.

Continua após a publicidade

+ Ícones da cultura iorubá ganham exposição no MAR

Em pouco mais de duas horas e meia de passeio, o grupo vai percorrer um caminho que inclui a Praça Mauá, o Morro da Conceição, o Largo de São Francisco da Prainha, a Pedra do Sal, o Jardim Suspenso do Valongo e, por fim, o Cais do Valongo.

“Por causa da pandemia, nosso público-alvo neste primeiro momento é o carioca, que pode redescobrir a própria cidade através da memória afetiva, da cultura e da história”, celebra Luana.

Confeitaria Colombo, em estilo antigo, com mesas e cadeiras
Confeitaria Colombo: estabelecimento fundado em 1894 está na lista de lugares que serão visitados no dia 9 de outubro Instagram/Reprodução

As vagas para o primeiro passeio estão esgotadas, mas a partir de 12 de setembro o Rio Antigo a Pé desbrava Copacabana – com um tour por casas e prédios que têm história para contar. O segundo passeio pelos arredores da Praça Mauá já tem data: 18 de setembro.

+ Rock in Rio: tudo o que você precisa saber para comprar ingressos

Para outubro, estão previstos encontros focados em confeitarias do Rio Antigo, os símbolos da República, com destaque para o Palácio do Catete, e a Ilha da Gigoia, na Zona Oeste. O ingresso individual custa R$ 40,00 e pode ser comprado com antecedência pela Sympla.

“Queremos celebrar o resgate da identidade dos moradores da cidade, conectando nossos seguidores, sejam eles do Rio ou não. Afinal, Vinicius de Moraes disse que ser carioca é um estado de espírito. O lançamento desse projeto marca a entrada definitiva do Instituto Rio Antigo na vida real. Vamos além do virtual”, resume Daniel Sampaio.

Continua após a publicidade
Publicidade