Herbert Vianna recebe prêmio e série de homenagens pela internet
União Brasileira de Compositores destaca a obra do fundador dos Paralamas do Sucesso com um documentário inédito e entrevistas pelo Instagram
O cantor e compositor Herbert Vianna, fundador dos Paralamas do Sucesso, é o vencedor da edição 2020 do Prêmio UBC e ganhará uma série de homenagens entre os dias 1º e 9 de outubro.
A premiação da União Brasileira de Compositores exalta a obra do músico de 59 anos, autor de 245 obras registradas. Em anos anteriores, a UBC premiou Gilberto Gil, Erasmo Carlos e Milton Nascimento.
+ Artistas pintam mais de um quilômetro de muros na Zona Portuária
A programação, 100% on-line, inclui entrevistas, uma exposição virtual e a estreia de um documentário inédito, dirigido por Daniel Ferro, que celebra a obra de Herbert Vianna, com depoimentos de grandes nomes da cultura brasileira. A première está marcada para o dia 7 de outubro, quando é comemorado o Dia do Compositor Brasileiro, no canal oficial da UBC no YouTube.
Entre os dias 2 e 6 de outubro, sempre ás 16h, a apresentadora Sarah Oliveira vai comandar, pelo Instagram da UBC (@ubcmusica), entrevistas ao vivo com o produtor Liminha, a cantora Fernanda Abreu, o cineasta Roberto Berliner, o diretor-geral da editora Sony Aloysio Reis e João Barone, baterista dos Paralamas.
+ Cinemas Drive-In apostam em clássicos para arrebatar o público
Paulo Sergio Valle, compositor de centenas de canções e presidente da UBC afirma que a homenagem é mais que merecida. “Herbert Vianna é um extraordinário compositor, capaz de unir racionalidade e emoção em suas obras. Ele consegue ser sofisticado e popular ao mesmo tempo. Pelo conjunto de sua obra e cada música individualmente faz jus ao prêmio deste ano”.
+ Rock in Rio confirma edição de 2021 em setembro e outubro
Natural de João Pessoa, na Paraíba, Herbert Vianna criou a banda de rock Os Paralamas do Sucesso no Rio de Janeiro no início dos anos 80, ao lado de Bi Ribeiro, baixista do grupo, e João Barone na bateria. Foi nesta época que Herbert compôs a música “Vital e Sua Moto”, que se tornou o primeiro sucesso do trio.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Com o grupo, o artista soma mais de vinte álbuns lançados, entre discos de estúdio, ao vivo e coletâneas. Na carreira solo, que correu em paralelo, são mais quatro álbuns, com participações de nomes como Cássia Eller, Fernanda Abreu, Nana Caymmi, Sandra de Sá e Marcos Valle.