Clique e assine com até 65% de desconto

Ao vivo: grupo de teatro lança festival interativo pelo Instagram

Criado pela atriz Cristina Fagundes, o Clube das Cenas Live terá esquetes diárias que poderão ser dirigidas pelo público

Por Marcela Capobianco Atualizado em 18 Maio 2020, 11h36 - Publicado em 18 Maio 2020, 11h35

O Clube da Cena – coletivo de autores, atores, diretores e músicos – está experimentando uma nova forma de fazer teatro. A partir desta segunda (18), o festival Clube da Cena Lives vai usar o Instagram com plataforma para a exibição de cenas diárias de ficção que podem ser dirigidas pelo público durante a live.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

A temporada vai até o dia 26 de junho, e acontece de segunda a sexta, às 22h. Serão 40 apresentações – de cerca de 30 minutos de duração – com um tema por semana e dois atores a cada dia. O assunto da estreia, naturalmente, será quarentena. Estão, entre os integrantes da primeira semana de esquetes, a premiada autora Regiana Antonini e o diretor João Rodrigo Ostrower.

“O processo criativo acontece na segurança de nossas casas. Queremos mostrar como está a vida dos atores durante a pandemia. A cereja do bolo, com certeza, vai ser a interação com o público. Precisamos dessa troca, porque estamos todos muito solitários”, diz a idealizadora e diretora-geral do projeto, Cristina Fagundes.

Clube da Cena: cada um na sua casa, mas fazendo teatro pela internet Divulgação/Divulgação

+ Quinze livros infantojuvenis para ler em família

Durante a live, que será transmitida pelos stories do perfil no Instagram do Clube da Cena, a esquete de dois minutos será apresentada quatro vezes. A primeira será do jeito que foi ensaiada. Na segunda vez, o trabalho seguirá algum comando de emoção ou intenção dado pelo público na hora. Já na terceira vez, a cena terá algum comando de ação física, espacial (deslocamento ou enquadramento) ou temporal (ritmo mais lento ou mais rápido). Na derradeira exibição, o público pode alterar tudo, menos o texto. Ao final das apresentações, o público vai escolher a variante da cena original que preferiu. A cada domingo, o conjunto das cenas originais e das variantes, que foram escolhidas pelo público presente nas lives, vai ser postado no canal do Clube de Cena no Youtube e o link do vídeo será postado no Facebook do coletivo.

+ Produtora de teatro disponibiliza cursos on-line gratuitos

Continua após a publicidade

A classificação indicativa das lives é de 16 anos. Ao final de cada apresentação, estará disponível o número de uma conta corrente para quem quiser fazer uma contribuição.

Veja a programação da primeira semana, sempre às 22h (@clubedacena):

+ Dez séries de streaming para assistir em família

18 de maio (segunda):
Texto: Fantasias de Casal, de Cristina Fagundes
Com: Alexandres Barros e Cristina Fagundes
Direção: João Rodrigo Ostrower

19 de maio (terça):
Texto: A Mostra, de Regiana Antonini
Com : Ana Paula Novellino e Stella Brajterman
Direção: Raul Franco

20 de maio (quarta):
Texto: Muro, de Ivan Fernandes
Com: Ricardo Gonçalves e Flávia Espírito Santo
Direção: Pedro Struchiner

21 de maio (quinta):
Texto: Verônicas de Verdade, de Vinnicius Morais
Com: Priscila Assum e Cristina Pompeu
Direção: Carmen Frenzel

22 de maio (sexta):
Texto: Delay, de Fabrício Branco
Com: Mariana Consoli e Dig Dutra
Direção: Charles Daves

Continua após a publicidade
Publicidade