Continua após publicidade

Rir é o melhor remédio: festival terá sessões grátis de filmes cômicos

Mais de 30 curtas integram as quatro mostras do evento on-line, que começa na terça (6). A diretora Betse de Paula será homenageada com retrospectiva

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 1 abr 2021, 12h15 - Publicado em 1 abr 2021, 12h15
Marieta Severo e Marcos Palmeira no set do filme Vendo ou Alugo
Vendo ou Alugo: filme de Betse de Paula acompanha família que pertencia à elite, mas ficou na pior e precisa se livrar de um casarão no Leme (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Totalmente dedicado a filmes de humor, o Festival Brasileiro de Cinema Cômico começa na próxima terça (6), com programação on-line e gratuita. Durante seis dias, serão exibidos 32 curtas de comédia nacional de onze estados do país, em quatro mostras paralelas.

+ Três podcasts para estimular a criatividade dos pequenos

A mostra competitiva tem cinco produções no páreo: Brazil Acima de Todos?, Ninguém Solta a Mão de Ninguém, Sanduíche-iche, Manda Nudes e Agora Pabllo Vittar Foi Longe Demais. Os filmes serão avaliados por um júri especializado e concorrerão ao Troféu Abacaxi, confeccionado exclusivamente para o evento.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Já a mostra fluminense trará curtas realizados, obviamente, no estado do Rio de Janeiro. A mostra xófem, infanto-juvenil, terá duas sessões, uma livre e outra com classificação etária de 10 anos.

Continua após a publicidade

Os filmes foram selecionados após uma chamada aberta no início do ano. Segundo os curadores, chamou a atenção a diversidade e qualidade das produções. “Há muitas comédias de teor político. Ficamos também surpresos com a quantidade de mocumentários, os falsos documentários, um gênero ainda sem tradição no cinema brasileiro”, conta Flavia Candida, uma das curadoras. “Outro destaque é a incorporação da linguagem de internet e de memes nos filmes. Muitos curtas foram realizados durante a pandemia, abordando temas como distanciamento social, negacionismo, mas de uma forma inusitada, leve e criativa”, complementa.

+ Outubro, documentário de Maria Ribeiro, chega ao streaming

Por fim, a mostra homenagem fará uma retrospectiva da obra da cineasta carioca Betse de Paula, filha de Zelito Viana. Serão exibidos os filmes O Casamento de Louise, de 2001, Celeste e a Estrela, também de 2001, Vendo ou Alugo, de 2013, Desarquivando Alice Gonzaga, de 2017 e episódios da série O Síndico, de 2020.

Continua após a publicidade

Os curtas e longas-metragens da programação ficam disponíveis a partir das 19h de terça (6) até as 23h59 do dia 13 de abril, no site do festival.

Além disso, o festival vai contar com debates e masterclasses on-line. Na quarta (7), por exemplo, os administradores do Instagram @saquinhodelixo vão participar do bate-papo Flopando 24h – uma conversa sobre meme e política.

+ Exposição de fotos antigas na orla carioca é prorrogada

Continua após a publicidade

Já na quinta (8), haverá uma roda de conversa com Dira Paes, Betse de Paula e Sílvia Buarque. Confira a programação completa e acesse os filmes aqui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.