Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Exposição sobre a vida de Tom Jobim reabre no Jardim Botânico do Rio

Mostra gratuita expõe objetos pessoais, livros, fotografias, partituras, cartas e até um bilhete escrito para Vinicius de Moraes

Por Luiza Maia Atualizado em 1 out 2021, 17h21 - Publicado em 1 out 2021, 15h38

Fechado em razão da pandemia, o espaço em homenagem à Tom Jobim no Jardim Botânico do Rio voltou a abrir as portas ao público nesta sexta (1º). A exposição com artefatos sobre a vida e a carreira do grande maestro e compositor carioca pode ser visitada de segunda a domingo, de 8h às 17h.

+ Aos 83 anos, Arlete Salles volta aos palcos em peça que se passa na pandemia

A mostra está localizada no corredor cultural e tem entrada gratuita – os visitantes, no entanto, pagam o ingresso para visitar o Jardim. O acervo de preciosidades inclui artefatos pessoais, correspondências, fotografias, livros, partituras e letras de suas famosas canções, como o manuscrito de Dindi.

Carta escrita à mãe de Tom Jobim
Correspondências: um dos objetos é uma carta escrita para sua mãe, enviada de Los Angeles, em 1965 ./Divulgação

Há também objetos como um cachimbo, uma caixa com apitos de pássaros e um bilhete, escrito em uma folha de partitura, destinado ao amigo e parceiro musical Vinícius de Moraes: “Meu Vinicius de Moraes, não consigo te esquecer. Quanto mais o tempo passa, mais me lembro de você. Cadê meu poetinha?”, diz a mensagem.

Imagem mostra artefatos de Tom Jobim, como um caximbo, uma caixa e uma foto do músico
Objetos marcantes: o cachimbo usado pelo compositor ./Divulgação

Antigo frequentador assíduo do Jardim Botânico do Rio, Antônio Carlos Jobim (1927-1994) costumava realizar passeios matinais pelo parque para se inspirar, compor suas músicas e observar os pássaros. A gigantesca Sumaúna, localizada no arboreto do Jardim Botânico, era a árvore que o músico tinha maior paixão.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Rua Jardim Botânico, 1008. Seg. a dom., 8h/17h. Grátis.

Continua após a publicidade
Publicidade