Continua após publicidade

Na esteira da ArtRio, museus e galerias cariocas apresentam novidades

Obras Oiticica em Botafogo, nova galeria na FGV, abertura ao público do Solar dos Abacaxis e mostra com obras do finado Museu de Arte Naïf são destaques

Por Kamille Viola
Atualizado em 12 set 2023, 17h13 - Publicado em 11 set 2023, 15h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Cidade Mulher

    Publicidade

    Com pesquisa de Renata Saavedra e colaboração de Clarisse Linke, Giordana Moreira, Hilda Gomes, Rafaela Albergaria e Tainá de Paula, a coletiva busca causar uma reflexão sobre o direito das mulheres à cidade. A mostra ocupa quatro salas com intervenções artísticas, instalações e vídeos sobre questões como a participação das mulheres no planejamento das cidades, mobilidade urbana, e assédio e segurança no transporte público. 

    Publicidade

    Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, Centro. Seg. a sáb., 10h/18h. Grátis. De 16 de setembro a 16 de dezembro.

    Essas Pessoas na Sala de Jantar

    Publicidade

    A coletiva reúne doze jovens artistas visuais contemporâneos, entre eles Jonas Arrabal, Tadáskía e Vitória Cribb, em diálogo com o importante acervo de arte clássica da casa museu, composto por mais de duas mil peças, quadros e esculturas de um período que abrange cinco séculos, do Egito Antigo ao Impressionismo. A ocupação, inédita, conta com intervenções nos doze ambientes da casa, incluindo jardim e fachada. A curadoria é de Raphael Fonseca.

    Casa Museu Eva Klabin. Av. Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa. Qua. a dom., 14h/18h (última entrada 17h30). Grátis. De 16 de setembro a 19 de novembro.

    Publicidade

    Expressões da Alma

    Com curadoria de Marcia Marschhausen e Carlomagno, Cleide Magalhães abre a exposição trabalhos abstratos, em tinta acrílica sobre tela, com destaque para o uso da cor.

    Publicidade

    Espaço BB. Shopping Cassino Atlântico. Av. Atlântica, 4240, Copacabana, 3º piso. Seg. a sex., 14h/19h. Grátis. De 14 a 28 de setembro.

    Continua após a publicidade

    FGV Arte

    Publicidade

    A Fundação Getúlio Vargas inaugura um novo espaço na cidade voltado à arte. A exposição de abertura, Quarta Geração Construtiva no Rio de Janeiro, tem a curadoria de Paulo Herkenhoff reúne 46 artistas cariocas, de origem ou de adoção, e visitantes marcados pela cidade. Adriana Maciel, Antonio Bokel, Denilson Baniwa e Tantão são alguns dos nomes. Para o curador, o processo construtivo do Rio, retratado na exposição, permanece fortemente na cidade, com práticas contemporâneas em andamento.

    Fundação Getúlio Vargas (FGV). Praia de Botafogo, 190. Abertura: Seg. (11), 17h. Visitação: Seg. a sex., 10h/20h. Sáb. e dom., 10h/18h. Grátis.

    Jorge Guinle – Uma pincelada Certa Vale Mais do Que Uma Boa Ideia

    A mostra reúne mais de 85 obras do pintor Jorge Guinle (1947-1987), referência para a Geração 80, entre pinturas em óleo sobre tela e desenhos. “É o pintor da tensão entre o expressionismo abstrato e a arte pop produzidos nos EUA,vertentes que parecem conflitantes mas que na verdade servem de provocação para a ação contemporânea”, diz Marcus Lontra Costa, que assina a curadoria da exposição ao lado de Rafael Peixoto.

    Danielian Galeria. Rua Major Rubens Vaz, 414, Gávea. Abertura: Qui. (14), 18h/21h. Visitação: Seg. a sex., das 11h/19h. Sáb., 11h/17h. Grátis. Até 4 de novembro.

    Continua após a publicidade

    Meu Mundo Caiu — Outros Países na Coleção do Mian

    Idealizado pelo colecionador e gestor cultural Fabio Szwarcwald, o projeto Arte nas Estações chega ao Rio com a exposição Meu Mundo Caiu — Outros Países na Coleção do Mian. Com curadoria de Ulisses Carrilho, a mostra traz 120 pinturas de artistas de 38 países que fazem parte do acervo do Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil (Mian), encerrado em 2016 por falta de verba. A plataforma Arte nas Estações busca garantir a permanência desse acervo, que segue à venda, no Brasil. Ele já chegou a ter seis mil obras, adquiridas por Lucien Finkelstein (1931-2008), e hoje conta com quatro mil, em uma coleção administradas por sua filha, Jacqueline Finkelstein.

    Z42 Arte. Rua Filinto de Almeida, 42, Cosme Velho. Abertura: Seg. (11), 18h. Visitação: Durante a ArtRio: Seg. (11) a sáb. (17), 11h às 17h. Entre 18 de setembro e 11 de novembro: Seg. a sex., com agendamento prévio através do e-mail:  contato@expomeumundocaiu.com.br. Sáb. e dom., 11h/17h. Grátis. Até 11 de novembro.

    O Que Há de Música Em Você

    Com curadoria de Fernanda Lopes, a mostra parte de duas obras icônicas de Hélio Oiticica, que voltam a ser exibidas em público depois de 37 anos: Relevo Espacial (1959/1986), e Parangolé P4 Capa 1 (1964/1986), que foi vestida por Caetano Veloso quando criada. Partindo delas e de uma célebre frase de Oiticica, “O q faço é música”, a exposição apresenta um diálogo entre esses trabalhos e os de outros vinte artistas brasileiros, entre eles Ernesto Neto, Leda Catunda e Yuri Firmeza.

    Galeria Athena. Rua Estácio Coimbra, 50, Botafogo. Abertura: Ter. (12), 18h/22h. Visitação: Ter. a sex., 11h/19h. Sáb., 12h/17h. Grátis. Até 10 de novembro.

    Projeto Fossilium

    Durante mais de 20 anos, José Rufino conciliou a carreira de geólogo e paleontólogo com a de artista visual, iniciada em 1984. Na mostra que chega agora ao Futuros — Arte e Tecnologia (antigo Oi Futuro), ele se aprofunda na junção de ciência e arte. Com curadoria de Franklin Pedroso, a exposição ocupa três andares do centro cultural. O percurso começa no térreo, com vídeos de making of do artista em seu ateliê e uma videoarte produzida produzida por ele. Nos três ambientes seguintes, a exibição recria o percurso do cientista, mas de mãos dadas com a arte, com obras como uma instalação sobre mineração e trabalhos que mimetizam fósseis.

    Continua após a publicidade

    Futuros — Arte e Tecnologia. Rua Dois de dezembro, 63, Flamengo. Qua. a dom., 11h/20h. Grátis. De 16 de setembro a 29 de outubro.

    Rio Digital Arts Festival

    Com curadoria de Ana Brites, o evento integra a programação do Blockchain Rio Festival e traz exposição de artes digitais e nove talks-sobre vários temas, como Metaverso, Inteligência Artificial e a transformação das criações em NFT, para a geração de renda de jovens participantes de projetos socioculturais pela cidade, como o Olhares Cariocas que já está na terceira edição na Biblioteca da Mangueira.

    Expo Mag. Rua Beatriz Larragoiti Lucas, s/nº, Cidade Nova. Ter. (12) a qui. (14), 10h/12h. Grátis.

    O Rio (E o Voo) de Amelia no Rio

    A exposição abre o período em que a artista plástica paulista Amelia Toledo (1926-2017) viveu no Rio, nos anos 70 e 80, quando ultrapassou a linguagem construtiva incorporando elementos da natureza, criando o que se pode chamar de abstração ecológica. A mostra conta com mais de cinquenta obras emblemáticas da artista, como pinturas, esculturas, objetos, aquarelas, serigrafias e desenhos, produzidas na cidade ou desenvolvidas posteriormente a partir de suas pesquisas daquela época. 

    Continua após a publicidade

    Nara Roesler. Rua Redentor, 241, Ipanema. Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 11h/15h. Ter. (12), 17h/21h. Grátis. Até 21 de outubro.

    Simples/Sofisticado

    Depois de 35 anos de sua última mostra no espaço, Paulo Roberto Leal volta a estrear uma exposição na galeria, inaugurada em 1971 com uma individual dele. Com curadoria de Paulo Venancio Filho, a exibição reúne mais de vinte trabalhos do artista, com pinturas e objetos dos anos 70 e 80. Ao longo de sua trajetória, o Paulo Roberto Leal explorou muitas possibilidades do papel.  Para o curador, ele realiza uma espécie de inventiva continuidade dos processos abstratos geométricos neoconcretos, no que poderia ser batizado de pós-neoconcretismo.

    Galeria de Arte Ipanema. Rua Aníbal de Mendonça, 27. Abertura: Ter. (12), 19h. Visitação: Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 11h/15h. Grátis. De 13 de setembro a 14 de outubro.

    Segurando Um Espelho Tentei te Mostrar o Amanhecer

    Primeira individual de Zé Tepedino, em que o artista reúne materiais encontrados na margem entre o mar e a cidade, que estavam com seu ciclo de vida próximo do fim, e ao deslocá-los para outro contexto, ressignifica-os.

    Studio OM. art. Rua Jardim Botânico, 997. Abertura: Ter. (12), 17h/21h. Visitação: Semana ArtRio: Qua. a sáb., 14h/20h. Dom., 12h/18h. Após: Seg. a qui., sob agendamento. Sex;. 14h/20h. Sáb., 12h/20h. Dom., 12h/18h. Grátis. De 12 de setembro a 22 de outubro.

    Continua após a publicidade

    Solar dos Abacaxis

    De casa nova desde dezembro do ano passado, o espaço volta às atividades neste sábado (16), após passar por uma reforma. A antiga fábrica recebe a exposição Vida Transbordante e Os Desejos do Mundo, com obras de onze artistas, muitas inéditas, que abordam as relações entre os seres humanos e não humanos, a natureza e a sexualidade. Efe Godoy (MG), Luana Vitra (MG), Manfredo de Souzanetto (MG), Patricia Dominguez (Chile) e Zheng Bo (China) são alguns dos nomes que participam. A curadoria é de Lorraine Mendes, Bernardo Mosqueira, Ana Clara Simões Lopes e Catarina Duncan.

    Solar dos Abacaxis. Mercado Central. Rua do Senado, 48, Centro. Aberturas: Sáb. (16), 30 de setembro e 21 de outubro, 12h/22h. Visitação: Qua. a sáb., 10h/18h. Grátis. De 16 de setembro a 4 de novembro.

    Tropigalpão

    O espaço recebe duas exposições que são colabrações de quatro galerias de São Paulo e Belo Horizonte: Central Galeria, Marli Matsumoto Arte Contemporânea, Mitre Galeria e Projeto Vênus. A primeira é a mostra coletiva Show! reúne sessenta obras de vinte artistas brasileiros, entre pinturas, objetos e instalações. A outra é a individual Incorporama, da artista francesa Dominique Gonzalez-Foerster, com um panorama de corpos em miniatura que são encarnações de personagens reais ou fictícios que inspiram a artista.

    Rua Benjamin Constant, 118, Glória. Abertura: Ter. (12), 14h/22h. Visitação: Qua., 11h/21h. Qui. a sex., 12h/21h. Dom. e seg., 12h/18h. Grátis. Até 18 de outubro.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.