Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

A forte relação entre cariocas e a natureza é assunto de documentário

O fotógrafo Rafael Duarte conta a história de moradores da cidade como Giuseppe Pellegrini, que escalou o Pão de Açúcar mais de 3 500 vezes

Por Marcela Capobianco 16 set 2021, 13h11

Giuseppe Pellegrini, Pellé, para os íntimos, trabalha no Bondinho Pão de Açúcar há mais de seis décadas e já escalou a montanha do cartão-postal mais de 3 500 vezes.

Esse personagem anônimo, mas interessantíssimo tem sua história de vida contado no documentário Rio de Olhares Únicos, de Rafael Duarte. O curta pode ser conferido gratuitamente no site do festival Rocky Spirit.

+ Noites Cariocas volta ao Morro da Urca em março de 2022

O filme revela não só a rotina de Pellegrini, mas também a de outros cariocas que têm uma forte relação com a natureza da cidade.

O ultramaratonista Chico Santos, por exemplo, é um nordestino que chegou ao Rio ainda na adolescência, em busca de construir uma carreira profissional na cidade. Foi nas florestas cariocas que ele encontrou uma vocação, tornando-se especialista em corridas em meio à imensidão verde.

O documentário também se debruça sobre a história de Erika Sedlacek de Almeida, atleta de highline (fita de longo cumprimento instalada sobre cânions) que sonhava em fugir com o circo, mas se encontrou no esporte que a permitiu viajar o mundo e fazer manobras corporais nas alturas.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Rafael Duarte também acompanhou as rotinas de trabalho de Larissa Cunha, bióloga ornitóloga que pesquisa os ninhais de atobás e fragatas nas Ilhas Cagarras, e o piloto e recordista de voo livre Ruy Marra, pesquisador em neurociência, criador da yoga no céu, prática que visa ajudar as pessoas a lidarem melhor com seus medos através de estímulos emocionas a 500 metros de altitude.

O curta está disponível até o dia 3 de outubro.

Continua após a publicidade
Publicidade