Especialista ensina dicas para quem quer parar de fumar

Cerca de 200 mil brasileiros morrem todos os anos em decorrência de doenças provocadas pelo fumo

Por Luna Vale
Atualizado em 5 dez 2016, 11h57 - Publicado em 28 ago 2015, 18h26
cigarro fumante fumar
cigarro fumante fumar (Divulgação/)
Continua após publicidade

Que fumar faz mal para a saúde, ninguém duvida. Mas quando se buscar mais informações sobre esse assunto, os números são assustadores. O Ministério da Saúde alerta que o tabagismo é responsável por 200 mil mortes todos os anos no Brasil – 25% delas por angina e infarto do miocárdio, 45% por infarto agudo do miocárdio (abaixo de 65 anos) e 85% por bronquite e enfisema pulmonar. Além disso, 90% dos casos de câncer de pulmão no país são causados pelo fumo, sendo que dos 10% restantes, um terço é de fumante passivo. Uma pesquisa de 2014 revelou que cerca de 10,8% dos brasileiros são fumantes, a boa notícia é que o número representa uma queda de 30% do número de fumantes nos últimos nove anos.

+ 18 dicas simples para ter uma vida mais saudável

Segundo dados do Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, mais de 20 milhões de americanos morreram nos últimos 50 anos por causa do cigarro, a maioria era fumante, mas cerca de 2,5 milhões eram não-fumantes que foram expostos à fumaça. E as previsões para o futuro não são animadoras. Se o vício não for controlado, cerca de 5,6 milhões de crianças irão morrer precocemente por causa do cigarro.

Em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado neste sábado (29), o médico Fabiano Serfaty listou dicas para ajudar quem quer se livrar do vício. 

  • Escolha uma razão forte o suficiente para você querer para de fumar
Continua após a publicidade

Para ficar motivado, você precisa de um poderoso motivo para fugir do seu vício. Talvez você queira proteger sua família do fumo passivo, talvez o medo do câncer de pulmão seja seu principal motivo ou talvez a vontade de se sentir mais jovem seja seu foco. Escolha uma razão que seja forte o suficiente para superar o desejo de acender um cigarro.

  • Faça exercício. Se movimente!

A atividade física pode ajudar a reduzir o desejo pela nicotina e aliviar alguns sintomas da abstinência. Mesmo sendo leve o exercício também é útil. Confira dicas para começar a praticar corrida

  • Evite álcool, café ou outros gatilhos
Continua após a publicidade

Certas atividades podem aumentar o seu desejo de fumar. O álcool  e o café são um dos gatilhos mais comuns, por isso você deve tentar beber menos. Se o café é um gatilho forte para você, tente mudar para o chá por algumas semanas. E se você costuma fumar após as refeições, encontre outra coisa para fazer ao invés disso, como escovar os dentes ou mastigar chicletes.

  • Peça ajuda

Diga a seus amigos, familiares e colegas de trabalho que você está tentando parar de fumar. Essa atitude faz a diferença! Você também pode aderir a um grupo de apoio ou fazer uma boa terapia. A terapia comportamental é um tipo de aconselhamento que ajuda a identificar e manter as melhores estratégias para você parar de fumar. Combinar a terapia comportamental com o uso de produtos para a reposição de nicotina e/ou medicação aumentam suas chances de sucesso de parar de fumar.

  • Gerencie seu estresse
Continua após a publicidade

Quando se para de fumar é preciso buscar uma maneira alternativa de lidar com o estresse. Tente fazer exercícios, massagens, ouvir músicas relaxantes ou aprender yoga. Se possível, evite situações estressantes durante as primeiras semanas depois que você parou de fumar.

  • Limpe sua casa

Lave toda a sua roupa que tenha cheiro de cigarro, limpe seus tapetes, cortinas e estofados. Use purificadores de ar para ajudar a livrar sua casa do cheiros. Você não deve sentir nada que te faça lembrar do cigarro.

  • Tente a terapia de reposição de nicotina
Continua após a publicidade

Quando você para de fumar, a retirada da nicotina pode fazer você se sentir frustrado, deprimido, inquieto, ou irritado. A terapia de reposição de nicotina pode ajudar a reduzir estes sentimentos. Estudos sugerem que gomas de nicotina, pastilhas e adesivos podem ajudar a dobrar suas chances de parar de fumar.

  • Escolha uma recompensa

Além dos grandes benefícios para sua saúde, uma das vantagens de desistir do cigarro é economizar. Use esse dinheiro economizado com algo que te faça feliz.

  • Pare pela sua saúde

Há muito mais do que a recompensa financeira com o fim do vício. A cessação do tabagismo traz benefícios imediatos para a sua saúde, reduzindo em apenas 20 minutos após o ato, a sua pressão arterial e a sua frequência cardíaca . Após um dia, o nível de monóxido de carbono no sangue retorna ao normal. Dentro de duas semanas a três meses, o risco de um infarto diminui e os pulmões começam a funcionar melhor. Os benefícios à longo prazo incluem a redução do risco de desenvolver doença cardíaca, acidente vascular cerebral, câncer de pulmão entre outros tipos de câncer.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.