Clique e assine por apenas 4,90/mês

Aprenda a escolher o tênis ideal para cada atividade física

Cada tipo de exercício exige um calçado específico para se obter a melhor performance e evitar lesões

Por Thaís Meinicke - Atualizado em 2 jun 2017, 12h23 - Publicado em 27 out 2015, 20h19

As atividades físicas são recomendadas por todos os médicos como uma das melhores formas de manter uma vida saudável e, com um grande potencial para a prática esportiva, o Rio reúne muitos atletas em suas diferentes paisagens. Para onde quer que se olhe, é possível encontrar cariocas se exercitando, seja em corridas e pedaladas na orla, nos campos do Aterro, nas quadras poliesportivas da Lagoa ou nas pistas de skate do Parque Madureira. No entanto, ao escolher um esporte, é preciso ficar atento às suas particularidades para não cometer erros que podem acabar gerando problemas como dores e torções.

+ 18 dicas simples para ter uma vida mais saudável

+ Canais fitness no YouTube ensinam a praticar exercícios em casa

+ Aplicativos para os amantes de esportes

Entre os pontos que devem ser levados em consideração está a escolha do calçado ideal. “O principal erro é que as pessoas buscam comprar um tênis por estar na moda, por simplesmente acharem bonito. Mas para cada atividade é recomendado um tipo de tênis”, explica o professor de Educação Física Thiago Brito, líder da unidade Ipanema da academia Smart Fit.

Ao mesmo tempo em que a escolha do modelo certo pode melhorar a performance e levar os atletas ao seu máximo rendimento, um deslize na escolha do calçado também pode trazer muitas dores de cabeça. “Desconforto ao caminhar ou correr, bolhas, calosidades, dores nos pés, nos joelhos, estresse muscular e até lesões mais graves na coluna (da cervical até a lombar) são alguns dos riscos que se corre”, completa Brito.

Para evitar esses problemas e ajudar na escolha do tênis certo, preparamos um manual com dicas para diferentes esportes, além de sugestões de modelos cheios de estilo para praticá-los. Confira!

CORRIDA

Conhecer seu tipo de pisada é o primeiro passo para acertar no modelo de tênis a escolher para a corrida: pronada, quando se força o pé para dentro; supinada, com o pé tendendo para fora; ou neutra. Sem o modelo certo, o corpo acaba forçando os músculos e a coluna em busca de equilíbrio.

O esporte exige também amortecimento reforçado. O solado não deve ser alto demais para não desestabilizar o corpo, nem ter molas muito largas e separadas, que deixam os pés instáveis, podendo gerar lesões nos pés, joelhos e tendões.

corrida novo
corrida novo

FUTEBOL

As travas são o principal diferencial das chuteiras para futebol de campo. Sem elas, o pé afunda na grama e o jogador não atinge a velocidade que o esporte requer, podendo ainda se acidentar. As travas asseguram que o jogador mantenha os pés firmes durante os arranques ou mudanças de direção, o que protege os joelhos contra lesões. Sua altura varia de acordo com o terreno. Quanto maior a profundidade da grama, maior o seu comprimento.

Os cadarços também costumam ficar mais para a lateral da chuteira para ampliar a área de chute, evitando que a bola bata nos nós.

Futebol certo
Futebol certo

ACADEMIA

Os tênis para os frequentadores de academia foram desenvolvidos pensando no conforto. Deixe para provar o modelo a ser comprado apenas no fim do dia, quando o corpo está mais inchado, o que também acontece durante a atividade física.

Modelos que combinam couro e nylon são os ideais – enquanto o primeiro material dá sustentação ao pé, o segundo permite uma melhor ventilação e, por consequência, controle da umidade.

academia novo
academia novo

VÔLEI

Os tênis para praticantes de vôlei são mais simples, ainda que combinem boa ventilação e sola de borracha com ranhuras para melhorar a aderência. O amortecimento é mais reforçado na frente, uma vez que, depois de saltar, os atletas tocam o solo primeiro com a ponta dos pés e, só depois, com o calcanhar.

Volei
Volei

CROSSFIT

Como é uma modalidade que tem entre suas principais características a mistura de diversos exercícios e a execução deles em circuito, envolvendo técnicas variadas, o crossfit exige um tênis que dê firmeza e, ao mesmo tempo, garanta mobilidade do calcanhar e a flexibilidade dos pés. Os modelos chamados de minimalistas – que deixam o pé protegido sem limitá-lo – são os ideais para a atividade.

Crossfit
Crossfit

BASQUETE

O tênis ideal para a prática desse esporte tem características peculiares, que vão do cano longo ao solado com marcas para otimizar o desempenho na quadra.

O cano longo serve para manter o tornozelo estável durante os saltos, o que diminui os riscos de torções. Já o solado tem espirais que formam um grande círculo na parte dianteira do tênis. Esse design melhora a a execução do pivô, que faz movimentos de rotação que, quando mal executados, podem chegar a romper os ligamentos do joelho.

Basquete
Basquete

TREKKING

O tênis ideal para caminhadas na natureza deve ser leve, respirável e impermeável e. O solado é mais grosso e deve garantir a aderência necessária para os diversos tipos de solo, seja de pedras, lama, cascalho, areia, raízes, entre outros. Alguns modelos possuem ainda proteções para os dedos, que evitam danos causados por possíveis tropeços.

trilha novo
trilha novo

SKATE

O tênis para andar de skate precisam ter solado forte e largo, para ter mais aderência à pranchinha. Além disso, o material precisa ser reforçado, já que entra em contato constante com a lixa do skate durante as manobras.  Para dias de manobras mais radicais, como aéreas e descidas bruscas, opte por modelos de cano alto, que dão mais firmeza aos tornozelos e evitam lesões.

Skate
Skate

Serviço:

Adidas – www.adidas.com.br

Asics – www.asics.com.br

Nike – www.nike.com.br

Puma – shop.brasil.puma.com

 

Publicidade