Canais fitness no YouTube ensinam a praticar exercícios em casa
Selecionamos alguns dos melhores canais disponíveis para quem quer queimar calorias sem gastar dinheiro
Em tempos de crise, a academia acaba deixando de ser a prioridade de muita gente que, apesar de não ter tempo nem dinheiro, gostaria de seguir uma rotina saudável de exercícios. No entanto, praticar atividades físicas em casa ficou mais fácil depois que personal trainers, professores e atletas passaram a compartilhar seus treinos na internet. Pensando nisso, preparamos uma seleção com alguns canais do YouTube que podem ser uma mão na roda para quem quer sair do sedentarismo sem gastar dinheiro. Arraste os móveis da sala e prepare-se para a aula!
+ Aplicativos para os amantes de esportes
+ 18 dicas simples para ter uma vida mais saudável
Em abril de 2014, a jornalista niteroiense Beatriz Affonso, hoje radicada na Austrália, resolveu criar um canal para compartilhar dicas de alimentação, estilo de vida e exercícios que podem ser feitos em casa para manter a forma. Quando morava no Brasil, ela frequentava a academia cinco vezes por semana. Hoje, morando em Melbourne, usa a sala de estar como palco para os treinos. Para transformar o hobby em profissão, Beatriz começou a estudar para se tornar Health Coach, Personal Trainer e Instrutora de Pilates. Em vídeos bem explicados, com cerca de 15 a 20 minutos de duração, ela ensina séries completas de exercícios voltados a partes específicas do corpo, como glúteos, pernas, braços etc.
O canal oferece aulas completas de ioga, dança, pilates, alongamento, ginástica localizada e outras modalidades, todas ensinadas passo a passo. No início de cada vídeo, é mostrado o tempo de duração do exercício, o nível de dificuldade – iniciante, intermediário ou avançado – e o gasto calórico aproximado de cada um deles.
Apesar de os vídeos serem narrados em espanhol, a personal trainer Patry Jordan fala pausadamente e não é difícil entender as instruções. Focada em exercícios localizados, ela dá aulas para fortalecer glúteos, pernas, abdômen e mais. Os movimentos são fáceis de executar e não exigem que os alunos tenham pesinhos ou caneleiras.
O P4P Brasil é o canal em português brasileiros do Passion4Profession – maior comunidade de ginástica no mundo, com mais de 2,5 milhões de usuários em 21 idiomas. Os exercícios são demonstrados por animações e chega a ser um pouco hilário vê-los sendo narrados com a voz da tradutora automática do Google. No entanto, é fácil aprender os posicionamentos certos e os músculos que devem ser trabalhados em cada um deles.
A consultora em qualidade de vida, Lu Oliveira comanda o canal que reúne uma série de dicas para quem quer manter uma vida saudável. Além de dicas de alimentação e receitas light que são demonstradas passo a passo, a página também oferece uma série de vídeos intitulados “Ginástica em casa”, em que ela ensina exercícios que podem ser executados com facilidade pelos internautas.
O canal disponibiliza de pilates, dança, ioga, ginástica localizada e exercícios aeróbicos. As instruções são todas em inglês, mas não é difícil de acompanhar, mesmo para quem não tem domínio do idioma. Há ainda planos de treinamento com começo, meio e fim para quem quiser seguir à risca a evolução das atividades.
O canal do Professor Daniel Saboya é voltado para dança em academia e dança fitness. Nos vídeos, ele ensina coreografias de músicas variadas para que os internautas acompanhem dançando de casa. O repertório conta com opções para todos os gostos, com sucessos do DJ David Guetta, da funkeira Anitta e do sertanejo Lucas Lucco, entre outros.
Comandado pelo casal Daniel & Kelli, o canal conta com mais de 600 vídeos de treinos completos e dicas de nutrição. Apesar de as instruções serem dadas em inglês, é possível acompanhar as aulas com facilidade e desfrutar de sugestões de ginástica localizada e exercícios aeróbicos.