Continua após publicidade

Cores e formas: os destaques e as obras imperdíveis da ArtRio 2023

Seleção de trabalhos do modernista Alfredo Volpi e produção da artista contemporânea Panmela Castro estão os destaques da feira de arte na Marina da Glória

Por Kamille Viola
Atualizado em 14 set 2023, 11h59 - Publicado em 13 set 2023, 15h25

A ArtRio chega ampliada à 13ª edição: desta vez, o evento ocupa um espaço 25% maior na Marina da Glória em comparação ao ano anterior. A Feira de Arte do Rio tem prévia para convidados nesta quarta (13) e estará aberta ao público em geral de quinta (14) a domingo (17).

O espaço é divido em dois espaços: Terra, no pavilhão central, e Mar, na esplanada, com projeto desenvolvido pelo arquiteto Pedro Évora e vista privilegiada para a Baía de Guanabara. Também foi criado um Jardim das Esculturas, com obras de grandes dimensões de artistas modernos e contemporâneos, que dialogam com a paisagem.

+ No clima da ArtRio, fotógrafo Bob Wolfenson promove workshop de fotografia

Participam este ano do evento 75 instituições de arte, entre centros culturais, museus e galerias. Mais de cem colecionadores e curadores convidados, incluindo nomes de outros países, confirmaram presença.

A ArtRio está dividida em programas temáticos. O Panorama reúne galerias com atuação estabelecida no mercado. Já o Vista é dedicado às galerias jovens, com até dez anos de existência, contando com projetos expositivos desenvolvidos exclusivamente para a feira.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Quadro com bandeirinhas de festa junina em tons de azul, do muito escuro ao médio
Alfredo Volpi: obras do artista modernista estarão expostas na ArtRio 2023 (Almeida & Dale Galeria de Arte/Divulgação)

O Solo, que pelo segundo ano consecutivo tem curadoria de Ademar Britto, conta com a participação de dezesseis galerias trazendo projetos expositivos originais dedicados a um único artista. O programa Expansão traz estandes de instituições que utilizam a parte em prol da inclusão, selecionadas por um comitê.

O Prêmio Foco selecionou seis artistas brasileiros com até quinze anos de carreira que irão receber como prêmio residências artísticas no país e já terão seus trabalhos expostos na ArtRio 2023. Eles serão anunciados nesta quarta (13).

Continua após a publicidade

+ Em cena: Julia Lemmertz divide palco com a filha e peça chega à maioridade

O Mira, por sua vez, é dedicado à videoarte e está em seu sétimo ano. Em 2023, ele conta pela primeira vez com curadoria da Cinemateca do MAM. Na da mostra, intitulada Deslocamentos, estão obras de artistas visuais e realizadores que abordam as relações e interações entre o cinema e as artes visuais.

O programa Conversas ArtRio apresenta bate-papos de curadores, artistas, colecionadores e críticos de arte sobre temas contemporâneos do universo das artes, como curadoria, colecionismo, inclusão e outros assuntos.

+ Anote na agenda: Rio Montreux Jazz Festival acontece em outubro na Urca

Continua após a publicidade
Pintura traz Anna Bella Geiger, uma mulher branca, de cabelos compridos, usando vestido preto, sentada em uma cadeira e com quadro ao fundo
Panmela Castro: artista retratou outros nomes da arte, como Anna Bella Geiger, em seus ateliês (./Divulgação)

O evento traz ainda lançamentos de livros de arte, como o de Volume 3, de Raul Mourão, que acontece nesta sexta às 15h30 e terá uma conversa do artista com o curador Eucanaã Ferraz sobre seu processo de trabalho.

Entre os destaques deste ano para ver, está uma seleção de obras do modernista Alfredo Volpi (1896-1988), um dos nomes centrais na história da pintura brasileira do século XX, feita pela galeria Almeida & Dale. Famoso pelas pinturas de bandeirinhas, teve uma obra marcada pelo lúdico e o poético, abordando várias temáticas ao longo de sua carreira, com figuras humanas, naturezas-mortas, marinhas, paisagens, casas e retratos, entre outros. 

+ Peça lotada há 10 meses, Tráfico dribla falta de patrocínio e palcos

Continua após a publicidade
Balanço em aço com cordas revestidas de tecidos coloridos. Ao fundo, de longe, o céu azul e o Morro da Urca.
Toz: artista criou escultura interativa que promete fazer sucesso (./Divulgação)

Com um trabalho marcado pela investigação do feminino e a crítica ao patriarcado, a artista visual carioca Panmela Castro expõe no estande da galeria Luisa Strina retratos inéditos que são parte da série Artistas no Ateliê, na qual pintou amigos artistas em seus locais de trabalho, entre eles Allan Weber, Wallace Pato, Anna Bella Geiger, Mulambö e Vivian Caccuri.

Seus trabalhos também estão presentes no estande de Inhotim e no da Rede Nami, organização feminista de arte urbana. No sábado, ela participa da conversa O Artista e Suas Múltiplas Possibilidades no Campo Cultural, com o curador Ademar Britto e os artistas Mariela Scafati e Jaime Lauriano, às 15h; da sessão de autógrafos do livro Hackeando o Poder: Táticas de Guerrilha para Artistas do Sul Global, da Rede Nami, às 16h; e do debate Projeto Múltiplos Inhotim apresenta Panmela Castro e Arjan Martins, com Deri Andrade, curador-assistente do Instituto Inhotim, às 18h.

+ Os destaques do festival Ópera na Tela, que ocupa o Parque Lage

Continua após a publicidade

No Jardim das Esculturas, na área externa, o artista Toz expõe, pela Galeria Movimento, um trabalho inédito interativo, que faz parte do projeto Alegria na Praça e remete à obra Vendedor de Alegrias. Feito de aço inoxidável, tecido, cordas e mosquetões de alpinismo, o balanço para adultos tem seis metros de altura por três de largura. Com cordas revestidas de coloridos e voltado para a vista da Baía de Guanabara, é altamente instagramável e promete fazer sucesso.

Marina da Glória. Avenida Infante Dom Henrique, s/nº, Glória. Qui. (14) a sáb. (16), 13h/21h. Dom. (17), 12h/20h. R$ 40,00 a R$ 80,00. Ingressos pelo site da ArtRio.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.