Continua após publicidade

Confira 32 atrações gratuitas para curtir este fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições e outras atrações. Destaque para o Whashed By the Sea Challenge II

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 dez 2017, 18h45

Solar Hacks

mariana-aydar-2 (1)
(Hochmuller/Divulgação)

Para celebrar o verão e o universo feminino, a Casa Ipanema recebe no próximo sábado (2) o Solar Hacks, com show, oficina de dança e exposição gratuitos de artistas mulheres. A partir das 17h, a DJ Yasmin Vilhena comanda o som , abrindo um dia de celebração do bem-estar. Às 18h, a dançarina Thais Carla, que acompanha a cantora Anitta no palco e incentiva mulheres plus size a se sentirem bem com seu corpo, comanda uma aula no terceiro andar do espaço. O evento terá ainda pocket show da cantora e compositora Mariana Aydar, que apresenta seu forró eletrizado com sintetizadores, cordas, zabumba e sanfona, às 19h. No roteiro, canções como Te Faço um Cafuné, originalmente interpretada por Dominguinhos, tema da novela A Força do Querer. No primeiro andar, a artista Paula Costa expõe uma instalação da série Transborda, que experimenta infinito e transitório simultaneamente ao criar obras de matéria orgânica que inspiram reflexão sobre passagem do tempo.

Rua Garcia d’Avila, 77, Ipanema. Sábado (2), das 17h às 20h. Grátis. 

Colagem Contemporânea

bhering (1)
(Bhering/Divulgação)

Após temporada em Nova York, a artista paulistana Sofia Lemos retorna ao Brasil com a exposição Colagem Contemporânea. As obras, em exposição no sábado (2) dentro da Fábrica Bhering, exploram assuntos como a feminilidade e as inquietudes humanas: recortes de jornais e revistas são transformados em novas realidades. A mostra conta ainda com a participação do coletivo carioca She Rocks e com uma oficina de colagem.

Fábrica Bhering (Galeria do 3º andar). Rua Orestes, 28, Santo Cristo. Sábado (2), 13h às 20h. Grátis.

O Sonho Nunca Acaba

daniel-torquatto_divulgac3a7c3a3o
(Daniel Torquatto)

Com a decoração e a trilha sonora inspiradas na banda mais famosa do mundo, o restaurante Yellow Submarine recebe a exposição O Sonho Nunca Acaba, com nove pinturas de Ronaldo Torquato. O artista, que celebra 45 anos de carreira, põe os integrantes dos Beatles em situações curiosas, como passeios por Copacabana e visitas ao museu Guggenheim. Yellow Submarine.

Rua da Candelária, 85, Centro. Segunda a sexta, 11h30 às 15h30. Grátis. Até 30 de dezembro. 18h.

Continua após a publicidade

Handmade

everton-ballardin_divulgac3a7c3a3o
(Everton Ballardin/Divulgação)

No início de sua carreira, quando tinha menos envolvimento com o campo fotográfico, Vik Muniz costumava manipular a superfície das imagens após sua realização. Em Handmade, exposição que já passou por Nova York, Madri e Tóquio, o artista retoma essa estratégia e cria uma espécie de antologia formada por projetos antigos e recentes. A partir de sexta (1º), a Galeria Nara Roesler apresenta trinta obras que deixam explícito o esqueleto do trabalho e seguem a tradição da arte abstrata, a exemplo das obras que compõem a série Interaction of Color (foto).

Galeria Nara Roesler. Rua Redentor, 241, Ipanema. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 15h. Grátis. Até 7 de fevereiro. Abertura na sexta (1º).

OVÁRIAS

ovc3a1rias-2
(OVÁRIAS/Divulgação)

Idealizado por Aline Mohamad, Monique Vaillé e Nina Costa Reis, OVÁRIAS ocupa o Centro Cultural Laurinda Santos Lobo a partir de sábado (2) em um evento totalmente organizado por mulheres. Dentre os mais de 300 projetos inscritos, foram selecionados 23 cenas curtas de teatro, 20 performances, 12 exposições, 2 espetáculos de dança, 4 shows e 13 filmes, totalizando mais de 200 artistas envolvidas diretamente na ocupação. “O objetivo é dar voz a essas mulheres tão diferentes em um espaço onde o tema é livre, podendo se utilizar de qualquer material artístico e cujo assunto não será restrito ao universo feminino. A ocupação tem por fim dar liberdade à mulher de se expressar e manifestar sobre o que quiser, quebrando barreiras e paradigmas, e apresentando um novo formato de livre coletivo feminino artístico”, explica a curadoria. Confira aqui a programação completa.

Rua Monte Alegre, 306, Santa Teresa. Sábado e domingo, 14h às 21h30. Grátis. Até 10 de dezembro.

Esplanada Sunset

Marina da Glória

Continua após a publicidade

Reunindo arte, entretenimento e gastronomia, a Marina da Glória recebe neste sábado (2) e domingo (3) a feira gratuita Esplanada Sunset. Para celebrar a chegada do verão carioca, o evento contará com diversas atrações musicais, food trucks e até espaço destinado à recreação infantil. Acesse para mais informações.

Esplanada Sunset – Marina da Glória, Av. Infante Dom Henrique, S/N. Sábado (2) e domingo (3), das 14h às 22h. Grátis. Classificação Livre.

Vogue Square Noivas

vogue-square-noivas2
(Vogue Square Noivas/Facebook)

Um desfile conceitual de vestidos de noiva e um casamento de verdade são os principais destaques do Vogue Square Noivas, evento com entrada grátis, neste domingo (3) na Barra. Mais de vinte fornecedores e profissionais vão apresentar seus serviços na prática, em uma ambientação real de casamento. A festa será embalada ao som do DJ Rastropop e de shows de Priscilla Campos e da Bateria Ritmo Quente.

Domingo (3), a partir das 14h. Av. das Américas, 8585, subsolo 2, Barra, Vogue Square. Entrada grátis mediante confirmação de presença através do telefone (21) 98203-8633 ou do e-mail contato@arabelafariacerimonial.com.br.

Continua após a publicidade

Lia Freitas Espaço Real

Papai Noel no Center Shopping Rio
(Divulgação/Divulgação)

Toda a magia e o encanto que regem o mês de dezembro também tomaram conta do Lia Freitas Espaço Real, o primeiro salão temático do Rio de Janeiro. Logo neste domingo (3), a programação especial terá a presença dos personagens Ana, Elsa e Olaf, do filme “Frozen” e do Bom Velhinho, no tradicional chá real. O fim de semana também contará com oficinas natalinas e todos os serviços para as crianças que quiserem passar por uma transformação.

E o bom Velhinho escolheu o Lia Freitas Espaço Real para deixar o seu Correio de Natal Encantado! Assim, os pequenos poderão escrever e deixar suas cartinhas para o Papai Noel ou ainda doar aquele brinquedo que há muito tempo foi esquecido, mas que poderá fazer outro pequeno muito feliz! E o melhor: as fotos com o Bom Velhinho não serão cobradas.

Downtown – Av. das Américas, 500, bloco 8, loja 117 – Barra da Tijuca

Memória e Transformação

mc3a1rio-camargo_divulgac3a7c3a3o
(Mário Camargo/Divulgação)

Um mês depois de participar da Bienal de Florença, na Itália, Mário Camargo volta ao Rio com a mostra inédita Memória e Transformação, a partir de quinta (9), no Centro Cultural Correios. Dez obras de grandes dimensões (como Tiras Jasper Jones, na foto abaixo) foram criadas com técnicas como a pintura em tiras, na qual as telas são rasgadas e repintadas. No mesmo dia, Marilou Winograd celebra vinte anos de carreira com instalações, objetos e fotografias manipuladas na exposição A Obra Como Espelho, enquanto o pintor Paulo Symões explora a potência das cores em Natureza: Geometria Secreta. O espaço ainda recebe o Festival de Esculturas do Rio, que reúne quarenta artistas nacionais e internacionais. 

Continua após a publicidade

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 7 de janeiro.

Edu Simões — Clichê/Rio

edu-simc3b5es_divulgac3a7c3a3o
(Edu Simões/Divulgação)

O paulistano Edu Simões lança um novo olhar sobre cartões-postais do Rio inspirado por clássicos da literatura brasileira. Clarice Lispector norteou o registro no Jardim Zoológico (foto) com seu conto O Búfalo. 

Galeria Marcelo Guarnieri. Rua Teixeira de Melo, 31, Ipanema. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 11h às 15h. Grátis.

Vista Parcial

regina-de-paula_divulgac3a7c3a3o
(Regina de Paula/Divulgação)

Regina de Paula (foto), Jaqueline Vojta, Julio Villani, Luiza Baldan e Maria Baigur apresentam obras que se voltam para a paisagem urbana ou natural. 

Mercedes Viegas Arte Contemporânea. Rua João Borges, 86, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábado, 15h às 19h. Grátis. Até 7 de dezembro. Abertura na terça (7).

Continua após a publicidade

Oscar Niemeyer – Pinakotheke Cultural

jaime-acioli_divulgac3a7c3a3o
(Jaime Acioli/Divulgação)

Um dos mais prestigiados nomes da arquitetura moderna inspira alentada retrospectiva em cartaz na Pinakotheke Cultural, em Botafogo. Oscar Niemeyer — Territórios da Criação celebra a vida e a obra do arquiteto através de desenhos, pinturas e esculturas inéditos, além de trabalhos de contemporâneos do naipe de Portinari, Athos Bulcão, Burle Marx e Tomie Ohtake. Em uma sala dedicada a retratos do homenageado ficarão imagens feitas por Antonio Guerreiro, Rogério Reis e Walter Carvalho, entre outros. O autor dos projetos do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, da capital Brasília e do Sambódromo completaria 110 anos em dezembro — Niemeyer morreu aos 104, em 2012. 

Pinakotheke Cultural. Rua São Clemente, 300, Botafogo. Segunda a sexta, 10h às 18h; sábado, 10h às 16h. Grátis. Até 19 de dezembro.

Miguel Rio Branco – Oi Futuro

miguel-rio-branco_divulgac3a7c3a3o
(Miguel Rio Branco/Divulgação)

Um dos fotógrafos mais celebrados pelas galerias de arte brasileiras, Miguel da Silva Paranhos do Rio Branco leva seus trabalhos a todas as galerias do Oi Futuro, no Flamengo. Além dos cultuados registros, a mostra apresenta uma série de instalações, responsáveis por formar uma colagem multifocal da carreira do artista. Algumas obras, em especial, valem a visita.

Oi Futuro. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 28 de janeiro. 

 

Marina Monumental

art-_andrew-jorgenson_coachella_e000950
(Andrew Jorgenson/Coachella/Divulgação)

A partir de domingo (19), a Marina da Glória se transformará na versão carioca de Inhotim, com a segunda edição do projeto Marina Monumental. Tendo a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar ao fundo, dezesseis obras vão explorar a arte cinética, corrente que se vale de movimentos físicos ou ilusão de ótica para criar efeitos visuais. Uma das grandes atrações é Lamp Beside the Golden Door, criação do paulistano Gustavo Prado, exibida em abril no festival de música Coachella, na Califórnia. A instalação consiste em uma torre gigantesca revestida de vários espelhos redondos. Até 17 de dezembro.

Conflitos: Fotografia e Violência Política no Brasil 1889-1964 

(Campanella Neto/Reprodução)

Reunindo grandes fotógrafos, como Pierre Verger, Marc Ferrez e Marcel Gautherot, Conflitos: Fotografia e Violência Política no Brasil 1889-1964 traça um panorama da nossa história a partir de disputas armadas. Mais de 300 fotografias, provenientes de coleções públicas e particulares, retratam marcos como a Revolução Federalista e a Guerra de Canudos, além de episódios como o suicídio de Getúlio Vargas e a repressão durante a ditadura militar. As fotos serão reunidas em um livro homônimo. 

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 25 de fevereiro. 

 Whashed By the Sea Challenge II

Mr. Cat_Caio Vaz
(Caio Vaz/Divulgação)

Um campeonato de esportes aquáticos que reunirá diversas modalidades radicais acontecerá na Praia da Barra da Tijuca nos dias 01, 02 e 03 de dezembro, no Quiosque K08. Agregando SUP, kitesurf e natação no mar, o Whashed By the Sea Challenge II terá a participação de atletas profissionais e amadores, nas categorias Open e Master. As inscrições para competir são pagas, mas o público pode acompanhar as disputas gratuitamente.

Quiosque K08 – Postinho (Posto 2)-  1004, Av. do Pepê, 930 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – Praia da Barra da Tijuca – RJ. 01, 02 e 03 de dezembro de 2017, a partir das 7h.

CCBB – Raymond Depardon

raymond-depardon_magnum-photos_divulgac3a7c3a3o
(Raymond Depardon/Divulgação)

Sócio da lendária agência de fotografia Magnum e também um reconhecido documentarista, Raymond Depardon mostra seus dois talentos no CCBB. A programação em homenagem aos 75 anos de vida do aventureiro francês inclui a retrospectiva Un Moment Si Doux. A exposição reúne 165 fotos coloridas — técnica menos difundida na obra de Depardon, mas adotada por ele desde a década de 50 — feitas em viagens por países da Europa, da África e da América Latina.  

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis (os ingressos para os filmes devem ser retirados uma hora antes da sessão). Até 22 de janeiro de 2018. Abertura na quarta (1º).

Via Parque Shopping

CHEGADA DE PAPAI NOEL VIA PARQUE SHOPPING – Cópia
(Divulgação/Divulgação)

Este ano, o Via Parque shopping inova mais uma vez com atrações inéditas e uma decoração especial para o natal, com inspiração nas animações Mini Beat Power Rockers – a primeira banda de rock de bebês -, Os Floogals – pequenos alienígenas que fazem diversas descobertas sobre coisas comuns do mundo humano -, Doki – cãozinho curioso que tem paixão por aventura – e a série original Zoo da Zu – a menina que se torna diretora de um zoológico -. Logo na entrada, os clientes serão recebidos com a fachada principal totalmente iluminada, com micro lâmpadas de led, que vão formar uma teia de luzes que promete encantar as famílias.

Via Parque Shopping – Av. Ayrton Senna 3000, Barra da Tijuca

Game Point Tectoy

Evento Tec Toy no Carioca Shopping Atari
(Evento Tec Toy/Divulgação)

Os fãs de games não podem perder o evento “Game Point Tectoy”, que fica em cartaz até o dia 12 de dezembro no Carioca Shopping. O evento proporciona para os participantes uma experiência nostálgica e interativa nos clássicos Atari, Master System e Mega Drive, plataformas que marcaram gerações e são ícones da indústria de jogos eletrônicos. O evento faz parte das comemorações dos 30 anos da Tectoy e terá uma estrutura com os consoles e TVs de 32” Full HD, da AOC, parceira da atração, em que o público poderá jogar os lendários videogames dos anos 1980 e 1990. Para quem é fã, será um momento de nostalgia, já para as novas gerações, uma experiência diferente, com joysticks, cartuchos e, claro, a definição e a velocidade, que mesmo muito abaixo dos games atuais, proporcionam uma aventura única para os jogadores.

Shopping Carioca – Av. Vicente de Carvalho, 909, Vila da Penha.

Caixa Cultural

Matisse
(Succession H. Matisse AUTVIS, Brasil, 2016/Divulgação)

Grande nome da arte no século XX, ao lado de Pablo Picasso e Marcel Duchamp, o pintor Henri Matisse emprestou um sentido de urgência à sua produção após ser diagnosticado com câncer de intestino, em 1941. Aos 71 anos e impedido de ficar em pé diante de um cavalete, o artista desenvolveu famosas séries de colagens que anteciparam a pop art. Pertencente ao acervo dos Museus Castro Maya, vinte pranchas feitas para o álbum Jazz são expostas em mostra na Caixa Cultural. Circo, contos populares e viagens, aparentemente embalados pelo som de uma orquestra, dominam obras como O Cavalo, a Amazona e o Palhaço (foto).

Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 22 de dezembro. 

HKMA

hildebrando-de-castro-reproduc3a7c3a3o
(Hildebrando de Castro/Reprodução)

Depois de trocar Botafogo por um prédio de quatro andares no Leblon, a galeria Lurixs: Arte Contemporânea expõe a série HKMA, de Hildebrando de Castro. São oito pinturas, feitas a partir de fotos tiradas pelo artista no Museu de Arte de Hong Kong. Nas criações, ele reproduz linhas de precisão geométrica e mimetiza efeitos de luz. O novo espaço, com 500 metros quadrados e projeto do arquiteto Miguel Pinto Guimarães, inclui uma reserva técnica e escritórios de arte. 

Lurixs: Arte Contemporânea. Rua Dias Ferreira, 214, Leblon. Segunda a sexta, 12h às 20h; sábado, 12h às 16h. Grátis. Até 2 de dezembro.

Povo Insônia

elodie-salmeron_divulgac3a7c3a3o
(Elodie Salmeron/Divulgação)

Inspirado em suas origens baianas, o artista de rua Tomaz Viana criou a personagem Insônia em 2010. Ela é a protagonista de Povo Insônia, em cartaz no Museu Chácara do Céu desde setembro. Na sala de jantar e na biblioteca, manequins pintados saúdam os visitantes sob a trilha sonora de músicas africanas. Telas (foto) e cerâmicas de sua autoria se misturam, em um interessante contraste, a relíquias do acervo da casa, a exemplo de esculturas de Mestre Vitalino. Destaque interativo, a instalação sonora Ritos & Ritmos convida o público a participar da obra, enquanto fotografias antigas, garimpadas na Praça XV e manipuladas de forma surpreendente, fecham a mostra. 

Museu Chácara do Céu. Rua Murtinho Nobre, 93, Santa Teresa. Quarta a segunda, 12h às 17h. R$ 6,00. Grátis às quartas. Até 29 de janeiro de 2018.

Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural

iara-venanzi-itac3ba-cultural-divulgac3a7c3a3o
(Iara Venanzi/Itaú Cultural/Divulgação)

Cerca de 150 obras, um terço do alentado acervo de onde vieram, compõem a mostra Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural, em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes. A curadoria de Marcos Moraes, coordenador do curso de artes visuais da Universidade de São Paulo (USP), reuniu trabalhos em diversas técnicas de impressão sobre papel, produzidos entre os séculos XV e XIX. A representação da figura humana é o elo entre as criações de grandes nomes da história da arte, a exemplo de Francisco Goya, Rembrandt, Delacroix e Toulouse-Lautrec. Também marca presença na exposição Lola de Valence, de Édouard Manet (foto). 

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado e domingo, 13h às 18h. R$ 8,00. Grátis aos domingos. Até 18 de fevereiro de 2018. 

 A Construção do Patrimônio
marcel-gautherot_divulgac3a7c3a3o1
(Marcel Gautherot/Divulgação)

Cerca de 150 obras provenientes do acervo de importantes instituições brasileiras, como o Museu Histórico Nacional e o Museu de Arte de São Paulo, foram reunidas para a constituição de um alentado panorama sobre a história das políticas públicas de preservação do Brasil. Dividida em doze ambientes da Caixa Cultural, a mostra A Construção do Patrimônio traz documentos raros, quadros, esculturas e fotografias. Na rica coleção sobressaem nomes como a pintora Tarsila do Amaral, o intelectual Mário de Andrade, o artesão Mestre Vitalino e o arquiteto Oscar Niemeyer, além dos fotógrafos Marcel Gautherot (autor da foto acima) e Pierre Verger. 

Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 22 de dezembro.

Deslocamentos

angela-falcc3a3o-divulgac3a7c3a3o
(Angela Falcão/Divulgação)

A memória de materiais gastos, apropriados por Marcone Moreira, norteia a produção da mostra Deslocamentos, que ocupa a Mul.ti.plo Espaço Arte. Fragmentos de embarcações, carrocerias e utensílios de trabalho, já impregnados de significados, ganham nova leitura. Além dos doze objetos, é apresentada uma série de desenhos inspirados no contorno dos porretes de madeira utilizados na extração da amêndoa do babaçu, fruto típico do Maranhão, terra natal de Moreira. 

Mul.ti.plo Espaço Arte. Rua Dias Ferreira, 417 (sala 206), Leblon. Segunda a sexta, 10h às 18h30; sábado, 10h às 14h. Grátis. Até 25 de novembro. 

Vamos Comer

nota-com-foto-design-porquenao_01_foto-luiz-ludwig1
(Luiz Ludwig/Divulgação)

Marco do modernismo, o Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, lançado em 1928, foi resgatado como um dos ingredientes do tropicalismo há cinquenta anos e, agora, inspira a mostra Vamos Comer. No Espaço Cultural BNDES, a exposição celebra o movimento de Cae­tano, Gil e outros bambas com obras que unem tecnologia e arte. Visitantes vão usar roupas com sensores de movimento que interferem na iluminação de uma das obras, criar colagens e cartazes virtuais (foto) ou desenvolver, através de palmas, peças sonoras inspiradas em músicas.

Espaço Cultural BNDES. Avenida Chile, 100, Centro. Segunda a sexta, 10h às 19h. Grátis. Até 1º de dezembro. 

Erwin Wurm – O Corpo é a Casa

Erwin Wurm
(CAROL QUINTANILHA/Divulgação)

Erwin Wurm cria obras em que, com humor, critica padrões de consumo e o culto à beleza. O prestigiado artista austríaco, neste ano em sua quarta participação na Bienal de Veneza, reúne no Rio, pela primeira vez, vídeos, instalações e outros trabalhos na mostra Erwin Wurm — O Corpo É a Casa. No acervo, sobressaem esculturas corpulentas, a exemplo de Adorno como Oliver Hardy em The Bohemian Girl e o Fardo do Desespero (foto) e Casa Gorda, que pesa cerca de 2 toneladas.

CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 8 de janeiro.

Feito Poeira ao Vento

bruno-veiga_divulgac3a7c3a3o
(Bruno Veiga/Divulgação)

Não por acaso, a mostra em cartaz no Museu de Arte do Rio abriu as portas no Dia Mundial da Fotografia: 19 de agosto. Um recorte do acervo próprio levou à exibição de 250 registros de 112 autores, imagens que inspiram uma viagem do século XIX aos dias de hoje. Montada em todo o 1º andar do prédio, a exposição aborda temas variados, mas une nomes de épocas distintas em diálogos instigantes — é o que sugere, por exemplo, a aproximação entre a série suburbana de Bruno Veiga (foto) e os flagrantes cariocas do francês Pierre Verger (1902-1996). Obras de Adriana Varejão e Rogério Reis, provavelmente já vistas pelo público em outras ocasiões, completam o agradável passeio. 

MAR. Praça Mauá, 5, Centro. Terça a domingo, 10h às 17h. R$ 20,00. Grátis às terças. Até 1º de julho de 2018.

Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão

Festa Brasileira
(Marcio Vasconcelos/Divulgação)

Inspiradas por grandes celebrações folclóricas (como o bumba meu boi, do Maranhão, ou o maracatu rural, de Pernambuco), obras de artesãos de todo o país foram selecionadas para a exposição Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão. No Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), a mostra apresenta objetos, adereços, máscaras, vestimentas e instrumentos musicais espalhados por nove ambientes. Os destaques incluem um conjunto de pequenas esculturas assinadas por Vitalino Pereira dos Santos, o renomado Mestre Vitalino (1909-1963) — entre elas Casamento a Cavalo.

Praça Tiradentes, 69, Centro. Terça a sábado, 10h às 17h. Grátis. Até 31 de março de 2018. Confira aqui a programação completa.

fiz ele soletrar o seu nome

guilherme-dable_divulgac3a7c3a3o
(Guilherme Dable/Divulgação)

Memórias de infância nortearam a criação dos trabalhos desenvolvidos pelo gaúcho Guilherme Dable. São vinte pinturas abstratas, em formas variadas, que contrastam a herança construtivista geométrica com um gestual mais livre, a exemplo de e o que quer que se passe parece ser na porta ao lado (foto). Para completar, uma parede de vidro será coberta por desenhos recortados no formato de folhas, compondo uma cortina. 

Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 23 de dezembro.

Carla Chaim — óleo fita carbono

carla-chaim_divulgac3a7c3a3o
(Carla Chaim/Divulgação)

Com obras desenvolvidas a partir da planta arquitetônica do local, a paulistana Carla Chaim busca ultrapassar os limites da concepção tradicional do desenho. A obra Desenhos Falsos (foto) foi feita com várias camadas de papel-carbono, recortadas pela artista em diferentes formatos. Em uma videoinstalação, ela usa o próprio corpo como ferramenta para pintar as paredes do espaço (o registro só existe em filme, já que as impressões foram posteriormente apagadas). 

Shopping Cassino Atlântico. Avenida Atlântica, 4240, Copacabana. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 27 de janeiro.

Ma

lucas-simc3b5es_divulgac3a7c3a3o
(Lucas Simões/Divulgação)

Quinze artistas assinam pinturas, esculturas, objetos e intervenções que trabalham com geometria sensível e cores de baixa intensidade. São obras recentes e inéditas, que buscam discutir a importância do silêncio em um mundo sobrecarregado de constante informação. Esse conceito aparece em trabalhos como Corpo de Prova N 17 (foto), bloco de concreto criado por Lucas Simões. Ana Linnemann, André Komatsu e Marcius Galan são outros nomes em exibição. 

Luciana Caravello Arte Contemporânea. Rua Barão de Jaguaripe, 387, Ipanema. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 15h. Grátis. Até 22 de dezembro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.