Clique e assine por apenas 4,90/mês

Carnaval do Rio: saiba tudo sobre o funcionamento dos transportes públicos

Metrô, BRT e trens da SuperVia funcionam sem parar durante a folia. Concessionárias recomendam que cariocas e turistas recarreguem cartões com antecedência

Por Marcela Capobianco - Atualizado em 21 fev 2020, 19h43 - Publicado em 21 fev 2020, 14h42

O metrô, os trens e o BRT vão funcionar 24 horas durante o Carnaval carioca e, portanto, a melhor opção para foliões – e para cariocas que ficam no Rio, mas pretendem cumprir o desafio de passar longe da folia – é usar o transporte público.

Metrô:

O metrô vai funcionar sem parar das 5h de sexta-feira até meia-noite de terça-feira. As composições da Linha 2 farão o trajeto direto entre a estação Pavuna e a estação General Osório.

Trens:

Continua após a publicidade

Os trens da SuperVia vão funcionar 24 horas por dia a partir da sexta-feira de carnaval até o último trem de terça-feira, com viagens extras ao longo dos dias e nas madrugadas nos ramais Japeri e Santa Cruz (que atenderão estações do ramal Deodoro) e Saracuruna. A Central do Brasil ficará aberta durante todo o período, com acesso pelo portão A, mas as outras estações funcionarão apenas para desembarque durante as madrugadas. A programação dos trens pode ser consultada no site.

BRT:

O BRT funcionará 24 horas por dia durante o carnaval, mas com esquema especial. Os serviços paradores estarão em operação no período, mas os expressos e semidiretos terão horários especiais. Segundo a concessionária, haverá reforço na frota se for necessário, com base no monitoramento no Terminal Alvorada, que será feito 24 horas por dia durante o carnaval. Confira o funcionamento do BRT durante a folia por aqui.

VLT:

Continua após a publicidade

As linhas 1, 2 e 3 do VLT Carioca vão funcionar das 6h à meia-noite até a Quarta-Feira de Cinzas. Os intervalos terão esquema semelhante aos fins de semana e feriados. Nos dias dos cortejos dos megablocos na Avenida Presidente Antônio Carlos e na Rua Primeiro de Março, no sábado e na terça-feira, a linha 2 terá circulação parcial entre Praia Formosa e Colombo a partir das 6h, sem serviço de passageiros na estação Praça Quinze. O serviço deve ser normalizado por volta das 14h.

Barcas:

A CCR Barcas está preparada para atender a um possível aumento na demanda na quinta (20/2) e na sexta-feira (21/2), quando há a expectativa de que cerca de 150 mil passageiros utilizem as linhas do transporte aquaviário. As equipes da Concessionária serão reforçadas e postos avançados do estaleiro serão disponibilizados nas estações para agilizar eventuais serviços de manutenção das embarcações. Além disso, caso haja necessidade, haverá viagens extras e os intervalos praticados nos horários de maior movimento serão estendidos para depois do rush.

Publicidade