Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Enquanto o Carnaval não vem, blocos preparam podcast, EP e até musical

Bangalafumenga aborda os 23 anos de trajetória em série em áudio. Já o Céu na Terra prepara vídeos para crianças baseados em lendas

Por Marcela Capobianco 10 ago 2021, 12h50

Os foliões cariocas estão se guardando para quando o Carnaval chegar mas, enquanto fevereiro não vem, tradicionais blocos de rua fazem um “esquenta” na internet.

Em 1998, o Bangalafumenga, até então era uma batucada entre amigos, fez seu primeiro desfile pela Zona Sul da cidade. Àquela época, as ruas ficavam desertas nos dias de Momo, já que grande parte dos moradores viajava no feriado e o Banga foi um dos propulsores da revitalização do Carnaval de rua, misturando ritmos e sotaques brasileiros.

+ Pedro Luís grava show em galeria do Inhotim

Mais de vinte anos depois, o Bangalafumenga se desdobra em bloco, banda, oficina de percussão e, agora, podcast. Na última sexta (6), chegou às plataformas de streaming o primeiro episódio de Alô, Testando, série em áudio comandada por Rodrigo Maranhão, frontman e fundador do cortejo. Estão previstos oito capítulos, cada um deles com um convidado.

No episódio de estreia, Maranhão conversa com Hamilton Fofão, cantor e cavaquinista, sobre a história pregressa do cortejo que lotava as ruas do Jardim Botânico e, há alguns anos, foi transferido para o Aterro do Flamengo.

+ Mulheres preferem vinho tinto, aponta pesquisa

Nos demais episódios, que serão disponibilizados no streaming até novembro, participam nomes como Celso Alvim, cocriador do Banga, o poeta Chacal, primeiro incentivador do grupo, e o músico Serjão Loroza.

Em novembro, sai do forno o EP Essa é Pra Você!, com seis canções compostas por Rodrigo Maranhão e Fofão em homenagem à poderosa bateria do bloco. O primeiro single do disco, Esplendor e Glória do Bangalafumenga, tem lançamento confirmado para esta sexta (13).

Continua após a publicidade

+ Ludmilla: “Racistas não aceitam que cheguei ao topo”

Céu na Terra

Bloco Céu na Terra desfilando por Santa Teresa com um grande estandarte na frente
Enquanto a folia não vem: Céu na Terra lança projeto on-line infantil Dom B Produções/Divulgação

Em parceria com o projeto Música no Museu músicos e atores do bloco Céu na Terra – que em tempos sem vírus desfila por Santa Teresa – lançam o musical Brinquedos Cantados nas plataformas on-line.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

O projeto será dividido em três capítulos compostos por histórias independentes, com um final único. Nesta sexta (13), entra no ar o episódio batizado de As Duas Mulheres e o Céu, conto de origem africana sobre a origem das estrelas.

No dia 20 de agosto, será disponibilizado Auto do Boi da Lua, baseado na lenda do Bumba Meu Boi.

O último episódio, no dia 27 de agosto, intitulado Marinheiro Manuel, é inspirado nas tradicionais marujadas europeias.

Para finalizar, no dia 4 de setembro, os três programas serão exibidos em sequência nos canais Música no Museu e Céu na Terra do YouTube. Para assistir aos episódios separados, basta acessar a página do projeto.

 

Continua após a publicidade
Publicidade