Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Muito além dos jardins: exposição no BioParque celebra Burle Marx

Mostra no Boulevard Histórico reúne mais de vinte peças do acervo familiar do paisagista. Instalação permite que visitantes recriem foto icônica

Por Marcela Capobianco 30 jul 2021, 13h09

Nesta semana, o Sítio Burle Marx, em Barra de Guaratiba, recebeu o título de patrimônio da humanidade pela Unesco. E, na próxima quarta (4), comemora-se os 112 anos de nascimento do paisagista e artista plástico que projetou o Brasil para o mundo.

A partir desta sexta (30), Roberto Burle Marx será homenageado no BioParque do Rio com uma exposição inédita com mais de vinte peças do acervo familiar do paisagista. Estão por lá fotografias de expedições, material jornalístico de época, pinturas e croquis.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

A mostra ocupa o Boulevard Histórico do antigo zoo carioca até o dia 8 de agosto. Além disso, uma instação permite que os visitantes reproduzam a clássica foto de Burle Marx entre folhas da planta orelha de elefante.

Paisagista Roberto Burle Marx entre plantas
Burle Marx: visitantes do BioParque vão poder ter a sua própria versão de icônica foto do paisagista Luiz Knud Correia de Araújo/Reprodução

+ Olimpíadas: carioca de 20 anos é a única atleta do Brasil no pentatlo moderno

Continua após a publicidade

A homenagem não é por acaso. O projeto do novo zoo revitalizou um espaço de 2 200 metros quadrados que possui a marca registrada do artista, desenvolvido no fim da década de 40. No local encontram-se espécies características de seus jardins, a exemplo de helicônias, vitórias-régias, palmeiras e forrageiras. O espaço se tornou o lar dos flamingos.

+ Pedro Luís grava show em galeria do Inhotim

“Burle Marx foi um dos primeiros brasileiros a lutar pela conservação das florestas. O ideal do paisagista tem a ver com o propósito do parque, que é sensibilizar as pessoas o e mostrar, na prática, o que pode ser feito para reverter a perda da biodiversidade”, explica Manoel Browne, diretor de operações do BioParque do Rio e sobrinho-neto do paisagista.

+ Exposição de Cocco Barçante no Centro Cultural Correios é um clamor por tempos delicados

Na próxima quarta (4), o BioParque do Rio promove uma live, pelo YouTube, a partir das 19h, com arquitetos e paisagistas para marcar os 112 anos de Burle Marx.

Quinta da Boa Vista, sem número, São Cristóvão. Todos os dias, 9h/17h. Ingressos: a partir de R$ 20,00, pelo site

Continua após a publicidade
Publicidade