Novidades teatrais: Alexandra Richter e Vilma Melo estreiam na web
Monólogos podem ser assistidos de forma gratuita pelo YouTube. Companhia dos Bondrés também tem empreitada digital
A cena teatral on-line segue fortalecida e, neste fim de semana, há novidades que podem ser conferidas de qualquer lugar do mundo, pelo celular ou pela TV com acesso a internet. Confira.
+ Dira Paes: “Ser artista é um ato político”
Minimanual de Qualidade de Vida.
O segundo monólogo de Alexandra Richter estreou em 2017, bem antes da pandemia chacoalhar as formas convencionais do teatro. Agora, a peça ganhou versão on-line, que pode ser assistida pelo YouTube, de forma gratuita. Existem formas de melhorar a saúde mental? Partindo desse questionamento, Minimanual de Qualidade de Vida conta a história de uma palestrante que oferece dicas de qualidade de vida, mas faz tudo ao contrário do que sugere.
“Ela pula os capítulos de seu minimanual durante a apresentação e é totalmente errada. Daí a graça!”, comenta a atriz. O texto é de Ana Paula Botelho e a direção é de Daniela Ocampo. O espetáculo será disponibilizado às 20h desta sexta (2) e ficará disponível até o dia 2 de agosto no canal da Bradesco Seguros no YouTube.
+ Mostra no IMS celebra fotógrafo que registrou mudanças nos Anos Dourados do Brasil
Mãe de Santo.
Primeira atriz negra vencedora do prêmio Shell, em 2017, Vilma Melo estreia nesta sexta (2), um monólogo on-line cuja intenção é enaltecer o poder de matrigestão que as mães de santo exercem dentro e fora de seus terreiros. O texto foi scrito por Renata Mizrahi a partir de textos e relatos de Helena Theodoro, filósofa e yalorixá.
+ Irreverentes, influenciadores de favelas entram na mira de grandes marcas
Na história, uma personagem muito empoderada entrelaça histórias ao dar uma palestra internacional. Ela faz uma provocação sobre o que realmente interessa contar e mostrar. O que se espera de uma mulher que nunca foi uma coisa só? Mãe, professora, empregada, mãe de santo, estudante. Quantas histórias cabem em uma única vida?
A direção é do cineasta Luiz Antônio Pilar. A temporada do espetáculo acontece no canal do Sesc Rio no YouTube, de 02 a 25 de julho, sextas, sábados e domingos, sempre às 19h.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Menu Teatral, um cardápio da Cia dos Bondrés: Eram os Poetas Astronautas?
A experiência digital da tradicional trupe teatral sugere um futuro distante, no qual o afeto e a poesia estão em vias de extinção. O resgate de uma Poeta-astronauta pode ser a última oportunidade de regeneração da força da arte. A montagem é dirigida por Fabianna de Mello e Souza e tem no elenco Ariane Hime, Felipe Pedrini, Julia Morales, Juliana Brisson, Nina Rodrigues e Tomaz Nogueira da Gama.
A dramaturgia é formada por quadros teatrais construídos a partir da linguagem das máscaras balinesas. Com um cardápio de cenas propostas, algumas pré-gravadas e outras encenadas ao vivo, o público vai montando sua opção favorita. Ou seja, a cada dia a peça transcorre de uma forma.Os atores gravaram as cenas no teatro Sesc Ginástico vazio, fechado desde março de 2020.
O espetáculo permite a interação do público através do chat do YouTube. As sessões acontecem de sexta a domingo, às 20h, pelo canal do YouTube do Sesc Rio. Até o dia 18 de julho.