Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Ação no Arpoador marca início de comemoração dos 40 anos do Rock Brasil

Em outubro, evento no CCBB e na Marina da Glória terá shows, cinema, teatro, exposição de fotos, artes plásticas e gastronomia dos anos 80

Por Marcela Capobianco 12 jul 2021, 13h35

O rock tipicamente brasileiro completa 40 anos em janeiro do ano que vem, mas as comemorações já começaram.

A primeira ação que celebra a data não poderia ser em outro lugar. Afinal, foi no Arpoador que a primeira lona do icônico Circo Voador foi erguida. No último fim de semana foi montado no Parque Garota de Ipanema um estúdio de vidro com instrumentos que levam os visitantes a uma viagem sonora, apresentando a playlist do Rock Brasil.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Através de um código QR, quem passar por lá tem acesso a conteúdos diversos, a exemplo de filtros para postagem nas redes sociais, músicas e um quiz sobre o rock brasileiro.

Estúdio de vidro no Arpoador com instrumentos musicais
Rock Brasil: quem passar pelo Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, terá acesso a quiz e curiosidades sobre o rock brasileiro Ricardo Nunes/Divulgação

“O Rock Brasil é a mais perfeita trilha sonora dos anos 80. Com um atraso de 15 anos em relação ao mundo, que desde Woodstock vivia a revolução do rock e da cultura hippie, só com o fim da censura e da ditadura o rock encontrou no Brasil a liberdade e a irreverência que fazem parte da sua linguagem”, define o jornalista e crítico musical Nelson Motta.

A segunda parte das comemorações acontece em outubro, com a estreia do evento Rock Brasil – 40 anos no CCBB e na Marina da Glória. A programação inclui shows, cinema, teatro, exposição de fotos, artes plásticas e gastronomia.

+ Natureza em tons pastéis ganha espaço em galeria de arte no Jockey

Continua após a publicidade

Estão confirmadas bandas e artistas como Barão Vermelho, Blitz, Os Paralamas do Sucesso, Titãs, Ira!, Biquini Cavadão, Frejat, Paulo Ricardo, Humberto Gessinger, Fernanda Abreu, Arnaldo Antunes, Marina Lima, George Israel, Leo Jaime, Rodrigo Santos, Plebe Rude, Dinho Ouro Preto, Evandro Mesquita, Leoni, Nando Reis e Capital Inicial.

+ Nise da Silveira ganha homenagem em exposição no CCBB

Nelson Motta vai ministrar palestras sobre a importância e a diversidade do Rock Brasil. Filmes relacionados ao tema serão exibidos ao público, assim como espetáculos musicais.

Um grande acervo da fotógrafa Cristina Granato, que durante anos registrou os shows e bastidores de grandes estrelas da música brasileira, também contemplará a programação, através de exposições temáticas.

+ Rio é o segundo destino mais desejado para as férias de julho

Os artistas plásticos Luiz Stein e Zé Carratu, que tiveram ascensão nos anos 80, apresentarão trabalhos visuais que retratam a época. Na gastronomia, sucos de fruta e sanduíches naturais, inspirados na Barraca do Pepê, de propriedade do ídolo do esporte e ícone da alimentação saudável, estarão à disposição do público.

Em 2022, o evento vai passar pelas sedes do CCBB em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília.

Continua após a publicidade
Publicidade