Continua após publicidade

Pesquisa revela que 71% dos cariocas estão insatisfeitos com a cidade

Às vésperas do aniversário do Rio, levantamento indica segurança pública e mobilidade urbana como alguns dos principais problemas

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 2 jun 2017, 12h13 - Publicado em 29 fev 2016, 20h48
Cristo Redentor
Cristo Redentor (Pedro Kirilos/Riotur)
Continua após publicidade

Prestes a comemorar o 451º aniversário, a cidade do Rio foi tema de uma pesquisa de satisfação realizada entre os dias 18 e 24 de fevereiro. Ao todo, 800 pessoas com mais de 18 anos, usuários de smartphone e que trabalham ou residem no Rio responderam a perguntas como qual o principal meio de transporte que utilizavam no dia a dia e qual o grau de contentamento com a vinda das olimpíadas 2016 para a cidade. O levantamento da plataforma de tecnologia PiniOn retrata que a maior parte dos cariocas (86%) acredita que não há estrutura suficiente para receber o maior evento esportivo do mundo.

Confira os resultados:

71% dos respondentes estão atualmente insatisfeitos com a cidade (marcaram as opções “nada satisfeito” ou “pouco satisfeito”).Entre estes insatisfeitos, 72% consideram a possibilidade de morar em outra cidade, sair do Rio de Janeiro.

Entre os principais motivos pelos quais estes ainda não se mudaram da cidade, temos: 50% mencionaram trabalho; 44%, falta de dinheiro para arcar com os custos da mudança; 30%, família; 20%, estudos; e 19%, amigos.

+ Passagem de metrô ficará mais cara em abril

Segundo os respondentes, os 7 principais destaques positivos da cidade do Rio de Janeiro são: praias (72%), atrações turísticas, como Corcovado e Pão de Açúcar (50%), parques e áreas verdes (32%), gastronomia (29%), vida noturna (28%), bares (27%), e diversidade cultural (25%).

Continua após a publicidade

Já os 7 principais destaques negativos são: segurança pública (82%), violência (81%), trânsito (76%), mobilidade urbana, transporte público e particular deficitário (70%), custo de vida (62%), poluição do ar, ruas, rios, mar e lagoas (54%), e atendimento em geral, no serviço público e em estabelecimentos particulares (40%).

+ A história da turista morta em Copacabana que sonhava em conhecer o Rio

Metrô Rio de Janeiro
Metrô Rio de Janeiro ()

84% dos respondentes disseram utilizar transporte público na cidade do Rio de Janeiro com frequência. 67% destes utilizam-no todos os dias e 23%, duas ou mais vezes na semana. Os 3 tipos de transporte público mais utilizados pelos respondentes são: ônibus (88%), metrô (57%) e trem (28%). Pedimos para estes respondentes que utilizam transporte público todos os dias para avaliarem-no: apenas 4% avaliaram-no positivamente (marcando a opção “bom”); 21%, como regular; e 62%, negativamente (marcando as opções “ruim” ou “péssimo”).

Continua após a publicidade

48% dos respondentes disseram que se locomovem de carro frequentemente pelo Rio de Janeiro. Para estes, pedimos para que avaliassem as condições das ruas, estradas e sinalizações da cidade: 8% avaliaram-nas positivamente (marcando a opção “boas”), 34%, regulares, e 58%, negativamente (marcando as opções “ruins” e “péssimas”).

+ Os desafios do Rio para ser o centro do mundo durante a Olimpíada

84% dos respondentes não se sentem seguros para praticar esportes ao ar livre nas ruas, orla e espaços abertos da cidade do Rio de Janeiro. Os 3 principais fatores para essa insegurança são: falta de policiamento (92%), risco de arrastões (63%), e falta de iluminação nos espaços (54%).

Para 66% dos respondentes, a organização das Olimpíadas no Rio de Janeiro este ano trará mais problemas do que benefícios para a cidade.

Continua após a publicidade

86% dos respondentes discordam da afirmação “O Rio de Janeiro possui estrutura (segurança, transporte público, instalações, alojamento e hospitais) suficiente para receber as Olimpíadas)”. Somente 7% concordam com esta afirmação.

jardim botanico
jardim botanico ()

Os 5 parques e áreas verdes preferidos dos respondentes são: Jardim Botânico (79%), Parque Nacional Floresta da Tijuca (52%), Quinta da Boa Vista (40%), Parque Lage (34%), e Aterro do Flamengo (22%).

Os 6 shoppings favoritos dos respondentes são: Barra Shopping (61%), Norte Shopping (33%), Shopping Rio Sul (22%), Shopping Nova América (21%), e New York City Center e Downtown, com 13% cada.

Continua após a publicidade

Dentre os museus e espaços culturais da cidade, os 7 escolhidos pelos respondentes foram: Centro Cultural Banco do Brasil (60%), Biblioteca Nacional (37%), Museu de Arte Moderna (22%), Museu Aeroespacial (17%), Museu de Arte do Rio (14%), Centro Cultural Correios (13%), e Casa França Brasil (11%).

Copacabana
Copacabana ()

As praias da cidade favoritas dos respondentes são: Praia da Reserva (42%), Praia da Barra da Tijuca (41%), Praia de Gurmari (33%), Praia de Ipanema (26%), Praia de Copacabana (19%), Prainha (14%) e Praia do Arpoador (14%).

Para 48% dos respondentes, o Cristo Redentor é o item que melhor que representa do espírito da cidade. Em segundo lugar, com 14% da preferência, aparece a orla de Copacabana e, em terceiro, com 10%, os arcos da Lapa.

31% dos respondentes pretendem participar de eventos de comemoração ao aniversário da cidade, na próxima semana.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.