Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Theatro Municipal lança programação de férias com exposições on-line

Até abril, instituição vai disponibilizar vídeos de apresentações musicais, exposições em formato e-book e aulas pelas redes sociais

Por Marcela Capobianco Atualizado em 21 jan 2021, 12h37 - Publicado em 21 jan 2021, 12h35

Ainda fechado ao público e sem previsão de retomar as apresentações com plateia, o Theatro Municipal preparou uma programação on-line de férias.

Até abril, a instituição vai homenagear, através de exposições virtuais em formato de e-book, o legado de Tatiana Leskova, uma das mais importantes bailarinas do Theatro Municipal; Francisco Mignone, maestro e pianista brasileiro; Astor Piazolla, compositor argentino e Igor Stravinsky, compositor e maestro russo.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

A exposição sobre Tatiana Leskova, bailarina nascida na Rússia e naturalizada brasileira, com 40 anos de dedição ao Municipal, será lançada no dia 29 de janeiro. Os interessados podem baixar o e-book com as fotos e os textos no site da instituição.

Tatiana Leskova faz um passo de balé
Tatiana Leskova: aos 98 anos, bailarina ganhará homenagem do Theatro Municipal Theatro Municipal/Divulgação

Além disso, no Carnaval, a soprano do coro do Theatro Municipal, Fernanda Schleder, vai apresentar músicas de Chiquinha Gonzaga como Ô Abre Alas e Forrobodó. Os vídeos ficarão disponíveis no canal do YouTube do Theatro Municipal a partir do dia 12 de fevereiro.

+ Julia Mestre vai homenagear Rita Lee em festival on-line

Para os pequenos, o departamento educativo do órgão vai lançar, em 18 de fevereiro e 18 março, duas cartilhas sobre brincadeiras tradicionais do início do século XX. O material também poderá ser acessado pelo site do Theatro.

Continua após a publicidade

Em 19 de fevereiro, entra no ar a homenagem ao maestro e compositor erudito brasileiro, Francisco Mignone, data em que o falecimento do músico completará 35 anos.

+ Musical sobre Nelson Gonçalves ganha curta temporada no Rio

Em 11 de março, a comemoração vai destacar os 100 anos de nascimento de Astor Piazzolla, o compositor de tango mais importante da segunda metade do século XX.

+ Nova versão de Pinóquio chega aos cinemas nesta quinta (21)

Para fechar a temporada on-line, o maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ira Levin, também vai gravar vídeos ao piano. As apresentações serão disponibilizadas no YouTube em 6 de abril. A última exposição virtual da temporada terá como mote os 50 anos da morte do compositor russo Igor Stravinsky, autor de célebres obras como O Pássaro de Fogo e A Sagração da Primavera.

A Campanha #AulaEmcasa, em que profissionais do Theatro transmitem seus conhecimentos, volta em fevereiro. Os vídeos entram toda segunda, às 14h, no Instagram.

Já a ação #BachEmCasa, em que um músico da Orquestra Sinfônica toca uma música de Bach, será postada sempre às segundas, a partir das 12h.

Continua após a publicidade
Publicidade