Carnaval em casa: Fundição Progresso cria cursos on-line inspirados na folia
Projeto terá seis oficinas gratuitas ministradas por professores de diversas áreas, como o historiador Luiz Antonio Simas e a artesã Lena Martins
Ainda fechada e sem previsão de reabrir ao público de forma presencial, a Fundição Progresso resolveu ir além das lives musicais e entrevistas veiculadas pelas redes sociais.
Com a proximidade do feriado de Carnaval, a casa de shows da Lapa vai lançar uma série de cursos on-line, com arte-educadores, para experiências práticas e reflexivas sobre a folia.
O projeto Escola de Saberes terá seis oficinas gratuitas ministradas por professores de diversas áreas do Carnaval, a exemplo do historiador Luiz Antonio Simas, a artesã Lena Martins, a bailarina Aline Valentim e a maquiadora Fernanda Santoro.
+ A live que faltava: Maria Bethânia fará show on-line no sábado de Carnaval
“As atividades estão no campo da criatividade e da inspiração, para podermos brincar, na segurança de nossas casas, mas com aquele toque de purpurina que o Carnaval merece. Teremos dicas para que todos possam colocar seus estandartes nas janelas, tocar um samba, dançar, se maquiar e aprender sobre a riqueza dessa manifestação cultural brasileira”, diz Vanessa Damasco, gestora de projetos da Fundição Progresso.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
As aulas serão transmitidas pela plataforma Zoom e pelo canal da Fundição no YouTube. O primeiro curso começa nesta sexta (5), às 9h, com lições de Maracatu com Aline Valentim, coreógrafa, bailarina e professora, referência em dança afro-brasileira e danças populares. Serão seis encontros às sextas, segundas e quartas.
A maquiagem artística será o tema das aulas de Fernanda Santoro, que acontecem também na sexta (5), no sábado (6) e no dia 13 de fevereiro, às 18h. Produtora de maquiagem há 13 anos, ela trabalhou em grandes escolas de samba, além de teatro e TV.
+ Maxwell Alexandre: “Adoro a vibe do Museu de Arte do Rio”
Já Beto Moreira vai ministrar sessões de cineclube com filmes sobre Carnaval, no sábado (6) e no dia 13, às 15h. Ele é cofundador da primeira escola livre de cinema e vídeo da cidade, o Vídeo Fundição/ Arcos Digital Filmes, além de idealizador de escolas técnicas e produtor de cinema.
Lena Martins, militante do movimento de mulheres negras e criadora das bonecas Abayomi, vai ensinar sobre criação e confecção de estandartes em três aulas, na segunda (8) e nos dias 10 e 12 de fevereiro, às 17h.
+ Carlos Saldanha lança série na Netflix: “Cinema requer paciência”
+ Exposição no CCBB revista obra de artista japonesa ChiharuShiota
Um instrumento não pode faltar, e a pandeirista Clarice Magalhães, fundadora e regente da Orquestra de pandeiros Tum Tá que Tá, dará oficinas sobre percussão, nos dias 9, 11, 14 e 16, às 18h.
Fechando a programação, o historiador, escritor, professor e compositor Luiz Antônio Simas dará uma aula sobre a história do carnaval no dia 11 de fevereiro, às 20h, no canal do Youtube da Fundição.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Para participar das aulas, basta se inscrever pelo site da Fundição Progresso.
Ela enganou todo mundo! Marca de ovos de Gracyanne era ação publicitária
Cedae faz manutenção na terça (25) e vinte bairros do Rio serão afetados
Pista ganha nome de Phil Haegler; missa de sétimo dia foi marcada
Dionísio Chaves assume a curadoria de vinhos do Guanabara
Os superidosos têm energia de sobra para se reinventar e inspirar





