Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Projeto do AquaRio promete fazer criançada se apaixonar por tubarões

Até 31 de julho, educadores do espaço vão conversar com os pequenos sobre as curiosidades, os cuidados e a pesquisa feita com os tubarões que vivem por lá

Por Marcela Capobianco 8 jul 2021, 12h09

Apesar de ser batizada de Shark Week, a programação do AquaRio em homenagem aos tubarões dura bem mais que uma semana.

Desta quinta (8) até o dia 31 de julho, a criançada que visitar o maior aquário da América Latina vai poder experimentar uma imersão, com o perdão do trocadilho, na vida e na importância das ferozes criaturas marinhas.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Uma das novidades é a Gruta dos Tubarões, que vai exibir vídeos com conteúdo educativo sobre as diversas espécies de tubarões.

Já no AquaEduca, que acontece de segunda a sexta, sempre às 14h, educadores e tratadores de animais vão conversar com os pequenos sobre as curiosidades, os cuidados e a pesquisa feita com os tubarões que vivem nos tanques do AquaRio.

Donald e Gastão, representantes da espécie Mangona (Carcharias taurus), e Ritinha e Zeca, o casal de tubarões-leopardo (Stegostoma fasciatum), são alguns dos tubarões que vivem por lá.

+ Porto Maravilha ganha painel de arte urbana que exalta lideranças negras

Continua após a publicidade

Crianças a partir de 5 anos vão poder acompanhar um pouco da rotina de um pesquisador de tubarões. Os pequenos poderão ver de perto uma réplica de um tubarão para entenderam como os profissionais fazem para identificar a espécie, medir e pesar o animal. Com isso, poderão se conscientizar sobre o risco e a conservação das diversas espécies.

“O nosso objetivo é virar a chave do medo para o amor, fazendo dos nossos visitantes verdadeiros aliados na conservação dos tubarões”, explica Patrícia Rocha, bióloga marinha e responsável pela equipe educacional do AquaRio.

+ Covid: mais de 63% dos cariocas tomaram ao menos a primeira dose da vacina

Além disso, todo o circuito do AquaRio contará com fundos instagramáveis em homenagem aos tubarões.

Para quem continua em casa, no dia 14 de julho, às 18h, a atração vai promover uma live com o biólogo marinho e gerente técnico do AquaRio, Rafael Franco, que dará uma verdadeira aula sobre a importâncias dos tubarões para a biodiversidade marinha, curiosidades sobre as espécies, os cuidados e o papel dos bons aquários na conservação desses animais.

+ Lázaro Ramos: “Criança é um público muito honesto”

A preocupação com a conservação dos tubarões não é por acaso. Uma pesquisa publicada na revista Nature em fevereiro mostrou que as populações de tubarões e raias que vivem em alto mar diminuíram 71% entre 1970 e 2018, por causa da pesca desenfreada. Ainda segundo o estudo, para cada dez tubarões encontrados em mar aberto na década de 70, hoje há somente três.

Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos Armazéns 7 e 8 do Porto). Seg. a sex., 9h/17h. Sáb. e dom., 9h/18h. Ingressos a partir de R$ 70,00. Informações adicionais no site do AquaRio.

Continua após a publicidade
Publicidade