Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Férias: centros culturais oferecem programação presencial e on-line

CCBB e Casa Roberto Marinho promovem oficinas para a garota soltar a criatividade. Já Centro Cultural Light usa a internet para entreter os pequenos

Por Marcela Capobianco Atualizado em 15 jan 2021, 12h55 - Publicado em 15 jan 2021, 12h51

Entrar em contato com a arte e a natureza é essencial para as crianças. Veja, abaixo, a programação oferecida por alguns museus e centros culturais da cidade. Há ações pela internet e nos próprios locais.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Casa Roberto Marinho.

Parede da Casa Roberto Marinho com três quadros. Ao fundo, sala de exposição com diversos quadros presos à parede
Casa Roberto Marinho: atividades para pequenos e adultos Jaime Acioli/Divulgação

+ Shopping na Barra se transforma em Parque de Dinossauros drive-in

O espaço no Cosme Velho tem atividades programadas até o dia 31 de janeiro, tanto presenciais quanto on-line. As ações valem para pessoas de todas as idades. Uma delas é a caminhada Espécies do Jardim, marcada para as 10h30 deste sábado (16). O visitante recebe um folheto com as imagens das espécies da flora presentes na Casa e tenta identificá-las no jardim.

Às 15h30, crianças e adultos podem participar do ateliê Sombras Seres, em que as esculturas do espaço serão analisadas a partir da projeção de suas sombras, investigando as diferenças geradas por suas massas, formas e pela emissão da luz solar. Com papel paraná e lanternas, os participantes podem experimentar a construção de formas e suas respectivas sombras.
São apenas 8 vagas, distribuídas por ordem de chegada.

Já no domingo (17), também às 15h30, a produção do artista Luiz Aquila na quarentena, em que objetos frugais ganharam espaço em sua arte, é o ponto de partida para uma atividade de colagens e desenhos coloridos. A participação também é por ordem de chegada.

Rua Cosme Velho, 1105, Cosme Velho. Terça a domingo, 12h/18h. R$ 10,00.

+ Carlos Saldanha lança série na Netflix: “Cinema requer paciência”

Continua após a publicidade

Centro Cultural Light.

picoles-de-frutas-deli-delicia-foto-stan-studio-1-1.jpeg
Picolés: receitas pelas redes sociais do Centro Cultural Light Stan Studio/Divulgação

Neste ano, todo o conteúdo do Centro Cultural Light será disponibilizado gratuitamente pela internet. Há atrações para todas as idades.

Até o fim de janeiro serão compartilhadas dicas de atividades, jogos e vídeos com foco em temas específicos, como Nosso Corpo de Férias, Coisas Possíveis Para se Fazer de Férias” e E Nos Outros Momentos, o que Fazemos Para Manter Esse Espírito?

A programação vai ao ar pela página do Facebook, Instagram e canal do Youtube do centro cultural.

Educadores vão ensinar a preparar brincadeiras com materiais que qualquer pessoa tem em casa e, ainda, dar uma dica de como fazer picolé de banana caseiro.

+ Mangueira ocupa o MAM com oficinas paralelas a homenagem a Hélio Oiticica

CCBB.

Fachada do CCBB Rio durante o dia
CCBB Educativo: crianças investigam formas e cores, baseadas nas exposições em cartaz Rafael Pereira/Divulgação

As atividades presenciais do CCBB Educativo acontecem nas tardes de sábado, às 15h, com o Lugar de Criação, oficina artística que incentiva a brincadeira entre as crianças e suas famílias. Materiais como papel, tinta, tesoura e sucata se transformam em obras de arte. Os jogos também são inspirados no teatro e na música. Para participar, é necessário fazer agendamento pelo site ccbbeducativo.com.

+ Taís Araujo sobre Soul, novo filme da Pixar: “Inacreditável de bom”

Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Todos os dias, exceto terça. 9h/18h. Agendamento da visita pelo site Eventim. Grátis.

Continua após a publicidade
Publicidade