Clique e assine por apenas 4,90/mês

Dia dos Pais: dez livros para estreitar os laços com os filhos

De crônicas sobre 'paternidade real' a fábulas que exaltam a representatividade, livros proporcionam um tempo de qualidade para pais e filhos

Por Marcela Capobianco - Atualizado em 4 ago 2020, 13h52 - Publicado em 4 ago 2020, 13h19

O Dia dos Pais está chegando e não faltam ideias de presentes para marcar a data. No entanto, passar um tempo de qualidade em família pode ser ainda mais valoroso. A leitura em conjunto é uma boa opção para reunir pais e filhos, ainda mais em tempos de quarentena. Confira, abaixo, sugestão de livros para se divertir com os pequenos.

+ Grátis: companhia teatral disponibiliza peças clássicas no Youtube

A Girafa é Minha! – Fabrício Carpinejar.

A Girafa é Minha: Carpinejar para crianças SM Educação/Divulgação

No livro infantil do poeta Fabricio Carpinejar, pai e filha adoram conversar sobre a girafa Theo quando vão ao zoológico. Eles nem ligam para os outros animais. Na história, o amor inventa a própria língua e, assim, em “girafês”, pai e filha vivem uma linda relação. Editora: SM Educação.

Papai Conectado – Philippe de Kenneter.

Papai Conectado: história traça paralelo com situação vivida por muitas famílias SM Educação/Divulgação

Em uma família de pinguins, o pai vive muito ocupado. Passa o dia com o celular nas mãos ou em frente ao computador e não tem mais tempo para o filho e a esposa. Então, numa manhã, ele perde a conexão de internet. Passado o desespero, ele encontra uma outra maneira de se conectar com a família e amigos mais próximos. Um livro bem-humorado, que leva o leitor a refletir sobre o papel das novas tecnologias na vida familiar e social.

O Caderno de Rimas do João – Lázaro Ramos

O caderno de rimas do João: estreia do ator e diretor Lázaro Ramos na literatura infantil Editora Pallas/Divulgação

Baseado em termos curiosos que ouviu de diversas crianças, principalmente de seu filho mais velho, João Vicente, o ator Lázaro Ramos escreveu seu segundo livro infantil. Através de rimas, o autor tenta explicar temas complexos como corrupção e dinheiro. O livro conta com as ilustrações do renomado Mauricio Negro. Editora: Pallas.

Papai Entrou Numa Fria – Carlos Villanes Cairo

O nascimento do irmão, Manuel, rouba de Jimena o lugar central na família. Ela agora tem de dividir o espaço de casa e o amor dos pais com o pequeno e rechonchudo “intruso”. Tudo piora quando o bebê pega catapora e todas as preocupações se voltam para ele. O que Jimena não esperava é que seu pai também ficasse doente. Editora: SM Educação.

Maria Teresa – Roger Mello

Maria Teresa: causos do folclore numa narrativa atraente Editora Global/Divulgação

Já pensou numa história contada por uma carranca do Rio São Francisco? Causos do folclore estão aqui nesta deliciosa narrativa, no embalo de um dos rios mais misteriosos e icônicos do Brasil. Editora Global.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Papai Esteve na Floresta – Gusti

Na floresta onde o pai de Theo esteve, existem árvores tão grandes e grossas que seria preciso todas as crianças da classe para abraçar apenas uma delas. Nas profundezas da Amazônia Equatoriana, onde vive boa parte do povo Záparo e a imponente hárpia – ave de rapina que devora macacos –, tudo é bem diferente do que o garoto da cidade está acostumado a ver no dia a dia. Tradução de Graziela Costa Pinto. Editora: SM Educação.

Travesseiro Travesso – Luiz Raul Machado

Travesseiro Travesso: aventuras de uma criança ao lado de seu companheiro travesseiro FTD/Divulgação

O travesseiro é uma parte da vida das crianças. Ele ajuda a brincar, descansar, dormir e sonhar… O travesseiro desta história vira um amigo para a personagem. Vai ter tanta aventura porque ele era bem travesso! Editora: FTD

+ Pandemia faz surgir serviços de streamingo exclusivos para crianças

Papai Urso – Cecilia Eudave

De uns tempos para cá, o pai de Ana anda estranho: quase não dorme, mal come e já não leva a filha ao cinema, nem à sorveteria, nem às aulas de balé. Fala pouco, grita muito; só mostra garras e dentes. O que terá acontecido? A culpa deve ser do senhor Estresse, misterioso inimigo que Ana caçará implacavelmente. Editora: SM Educação.

Meu Crespo É de Rainha – bell hooks

Meu Crespo É de Rainha: grande nome do feminismo negro, bel hooks escreveu para crianças Editora Boitempo/Divulgação

Publicado em forma de poema rimado e ilustrado, a obra mostra diferentes penteados e cortes de cabelo de forma positiva e alegre. bel hooks é um dos grandes nomes do feminismo negro e o livro cativa crianças e adultos ao exaltar o cabelo crespo e jogar luz  aos padrões inalcançáveis de beleza e a problemas que eles podem causar. Editora: Boitatá/Boitempo.

Pai Pra Toda Obra – Marco Viana

Pai Pra Toda Obra: crônicas sobre paternidade e descobertas com os filhos Ubook/Divulgação

As crônicas que compõem Pai Pra Toda Obra, de Marco Viana, traduzem os mais variados sentimentos presentes na paternidade: frio na barriga, tensão, alegrias, emoções. A ideia do livro surgiu após Viana compartilhar ‘causos’ que vive com os filhos, de 7 e 3 anos, no Instagram (@resenhadepai). O livro também tem uma versãoem áudio, narrada pelo ator Claudio Lins.

Continua após a publicidade
Publicidade