Vacinados já podem visitar pacientes com Covid-19 em hospitais no Rio
Quem receber a segunda dose deve esperar pelo menos catorze dias para realizar visita. Risco de contaminação será baixo, aponta infectologista
Nesta segunda (17), foi publicada uma resolução no Diário Oficial do Município do Rio que autoriza os internados em hospitais da cidade a receberem visitas de pessoas que já tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19.
+Vacinação: confira o cronograma da semana no Rio para Covid-19 e gripe
Segundo o texto, os visitantes devem ter recebido a segunda dose da vacina com um intervalo de pelo menos catorze dias, além de serem obrigados a usarem máscaras de proteção para entrada nos hospitais.
O infectologista e epidemiologista Celso Ramos Filho, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aponta que a presença de vírus que pode ser transmitido começa a diminuir na segunda semana da doença, período em que geralmente os pacientes em casos mais graves são internados.
“O risco de contaminação para quem realizar a visita será muito baixo, já que a pessoa estará imunizada e provavelmente seguirá um protocolo de proteção adequado para entrar no hospital. O impacto epidemiológico desta liberação será bem menor em comparação a aglomerações que tem ocorrido em bares, festas e estádios”, explica.
+ Covid-19: Rio regulariza aplicação da segunda dose da Coronavac
Os horários e as regras para visitação, como o número máximo de pessoas e formas de agendamento, devem ser decididos pela direção de cada unidade, assim como a data para o início. Restritas desde abril de 2020, as visitas foram interrompidas como uma das formas de conter a disseminação do novo coronavírus.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Até agora, foram imunizados com a segunda dose no Rio mais de 870 000 pessoas. Quanto a primeira dose, 1 807 183 já foram vacinados, o que corresponde a 26,8% da população carioca.