Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

UFRJ desenvolve teste de Covid-19 com resultado em menos de uma hora

O kit de baixo custo possui 100% de eficácia em comparação ao exame PCR, segundo pesquisadores. A meta é disponibilizar o exame no SUS

Por Luiza Maia 15 jul 2021, 13h35

Um teste foi criado por pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFRJ) para identificar a presença do novo coronavírus em um menor período de tempo. Com custo de apenas R$ 30,00, o kit mostra o resultado em menos de uma hora.

+ MP pede que aulas presenciais na rede federal sejam retomadas

Uma pesquisa realizada com 60 pacientes mostra que a invenção possui 100% de eficácia em comparação ao tradicional exame PCR, que possui um preço mais elevado.

A partir de amostras de saliva e de secreção nasal, o teste Lamp-COVID-19 identifica os pedaços do RNA do vírus e revela o resultado através das cores: se for negativo, a amostra fica rosa; se positivo, amarela.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

De acordo com a UFRJ, o exame pode ser realizado em lugares com pouca infraestrutura e podem ser menos invasivo através da coleta de saliva, facilitando a realização do teste repetidas vezes.

Segundo a vice-coordenadora da pesquisa, Fabiana Ávila Carneiro, a meta prioritária é disponibilizar a iniciativa no Sistema Único de Saúde (SUS). “Dessa forma poderemos contribuir para o maior acesso da população ao diagnóstico e cooperar para o enfrentamento da pandemia em nosso país”, afirma.

Continua após a publicidade

Publicidade