Continua após publicidade

Prefeitura do Rio orienta que vítimas do coronavírus devem ser cremadas

Em portaria divulgada no Diário Oficial desta quarta-feira (25), velórios devem ocorrer com portas abertas e o menor número possível de pessoas

Por Marcela Capobianco
25 mar 2020, 11h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A prefeitura do Rio publicou no Diário Oficial desta quarta (25), orientações para os serviços funerários e transporte de cadáveres na cidade. Vítimas da covid-19 devem ser cremadas, em vez de sepultadas ou embalsamadas. Além disso, durante os velórios, o caixão deve permanecer fechado para impedir o toque no cadáver, podendo existir apenas um visor aberto.

    Publicidade

    + Rio poderá reduzir mensalidades de escolas por conta da quarentena

    Publicidade

    A portaria também recomenda que o velório seja feito em capelas com portas abertas para favorecer a circulação de ar, e que as cerimônias sejam realizadas com tempo reduzido e menor número de participantes possível, para evitar aglomerações.

    + Veja lista de famosos infectados por coronavírus

    Publicidade

    Também não deve ocorrer a troca de roupas, ou seja, o corpo deve ser vestido uma única vez. E a roupa retirada deve ser colocada em saco impermeável, totalmente fechado e previamente desinfetado com um borrifador.

    Continua após a publicidade

    Funcionários dos cemitérios também devem usar equipamento de proteção individual (máscaras N95, luvas descartáveis, óculos de proteção e aventais) e ter instrumentos de trabalho desinfetados regularmente.

    Publicidade

     Quarentena: chefs estrelados ensinam receitas para fazer em casa

    Veículos de transporte devem ter uma barreira física entre a cabine do motorista e o compartimento do caixão, que deve ser revestido com material liso, impermeável, resistente e de fácil higienização. Nada pode ficar nesse compartimento além do caixão. E o veículo deve ser totalmente higienizado após sua utilização. Traslados para outras cidades, estados ou países devem ser evitados, a não ser com autorização das autoridades sanitárias.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.