Museu virtual sobre o esporte brasileiro abre exposições colaborativas
Histórias de atletas olímpicos e paralímpicos podem ser consultadas sem sair de casa
O eMuseu do Esporte, espaço virtual que reúne as histórias do esporte brasileiro, abriu um período de exposições colaborativas. Todo o material apresentado faz parte do acervo pessoal de fãs, atletas, ex-atletas e de entidades esportivas. O conteúdo pode ser acessado através deste link.
+ Guia de museus cariocas para visitar sem sair de casa
Serão duas temporadas de exposições colaborativas. A primeira vai até o dia 21 de maio, com destaque para as mostras olímpicas com a atleta de beach tennis Tatiana Flores; de Djan Madruga no triathlon; e da Confederação Brasileira de Basquete, entre outros.
Nas exposições da modalidade paralímpica, os visitantes poderão conhecer a história do Davizinho do Surf; do triatleta Marcelo Collet; além do Instituto Benjamin Constant e o Clube de Regatas Vasco da Gama.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
De 22 de maio a 5 de junho, os destaques serão Camila Bombana no Arco e Flecha, Yanca Costa no surfe; e Clodoaldo Silva, medalhista paralímpico na natação.
“A intenção é criar um museu através da construção colaborativa de toda a sociedade, incentivando, promovendo, divulgando e registrando a importância que o esporte tem em nossas vidas, como agente de transformação social, além de mostrar a enorme paixão que desperta”, afirma Bianca Gama, idealizadora do projeto.
+ Banda da Guarda Municipal se apresenta em bairros com grande incidência da covid-19.
O eMuseu foi lançado oficialmente no dia 19 de abril, com estreia da exposição temporária virtual Ciência x Mitos: na Copa de 1970 de futebol, de curadoria e acervo do Prof. Dr. Lamartine da Costa. Lançado em abril, o eMuseu tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Em junho, serão inauguradas oito galerias permanentes, com um tour virtual imersivo.