Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Boa notícia: 99% da população adulta do Rio está vacinada com a primeira dose

A partir desta terça (21), a segunda dose da Pfizer será antecipada para pessoas com 50 anos ou mais

Por Luiza Maia Atualizado em 21 set 2021, 12h20 - Publicado em 21 set 2021, 12h19

A cidade do Rio alcançou nesta segunda (20) mais de 99% dos cariocas adultos vacinados com a primeira dose ou dose única do imunizante, de acordo com os dados da prefeitura. Ao todo, 5 391 720 pessoas já compareceram aos postos para receber a primeira dose e 139 733 foram imunizadas com a dose única. 

+ Covid-19: Rio libera eventos para até 500 pessoas ao ar livre

Quanto à segunda dose ou dose única, 64,3% dos adultos já concluíram o esquema vacinal. Até o momento, 3 396 323 cariocas compareceram aos postos pela segunda vez ou receberam o imunizante de etapa única. O dado corresponde a 58,7% das pessoas de 12 anos ou mais e 50,3% da população em geral.

Com o objetivo de acelerar a imunização com as duas doses da vacina, a Prefeitura do Rio autorizou nesta terça (21) a antecipação da segunda dose da Pfizer para pessoas com 50 anos ou mais. O intervalo da aplicação foi reduzido para 21 dias – antes, o período era de 12 semanas. O novo intervalo também é previsto na bula do imunizante.

+ Outra cepa: Rio identifica primeiro caso com a variante Mu do coronavírus

Nesta terça (21), também podem comparecer aos postos pessoas de 18 anos ou mais, gestantes, puérperas, lactantes e deficientes a partir dos 12 anos que perderam o prazo da primeira dose. A dose de reforço será aplicada em idosos de 88 anos ou mais e pessoas com alto grau de imunossupressão a partir dos 60 anos. 

Continua após a publicidade

Já a vacinação de adolescentes será retomada na quarta (22), com a chegada de novas remessas da Pfizer, única vacina atualmente autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para imunização desse grupo. A primeira dose será aplicada em meninas de 13 anos na quarta (22) e na quinta (23). Na sexta (22) será a vez dos meninos desta faixa etária.

+ Sem aglomeração: aplicativo ajuda a mapear ônibus lotados em tempo real

Novas liberações

A partir desta terça (21), também entra em vigor uma nova fase de liberação na cidade do Rio. Segundo o decreto da prefeitura, publicado na última sexta (17), estarão autorizadas nesta primeira etapa a realização de eventos ao ar livre para até 500 pessoas e a presença de 50% do público com esquema vacinal completo em estádios.

A medida também prevê a reabertura de boates e danceterias quando a cidade atingir 65% das pessoas com cobertura vacinal completa.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

 

Continua após a publicidade
Publicidade