Clique e assine por apenas 4,90/mês

Covid-19: estudo projeta estado do Rio com 80 mil casos em 9 de junho

Estimativas da plataforma Covid-19 Analytics, que engloba a PUC-Rio, mostram que a taxa de contágio do vírus ainda está longe de se estabilizar por aqui

Por Carolina Barbosa - 28 Maio 2020, 12h44

Com 42 398 casos do novo coronavírus, o estado do Rio registra uma taxa de reprodução do vírus ainda bem preocupante e que oscila com frequência. De acordo com estimativas da plataforma Covid-19 Analytics, modelo de previsão de casos e mortes em decorrência da doença que inclui professores da PUC-Rio, a taxa atual de espalhamento do coronavírus é de 2,04 (leia-se cada doente contamina em média 2,04 pessoas durante o período da infecção), um pouco acima da nacional, registrada como 1,92. Trata-se de um índice ainda distante do 1,0 considerado por epidemiologistas e estatísticos o necessário para estabilizar a pandemia.

+Covid-19: Rio confirma mais 2,4 mil casos da doença

Numa interpretação mais objetiva, a taxa de 2,04 do Rio sinaliza que o montante de infectados tende a dobrar num curto intervalo de tempo. Ou seja, nas previsões destes pesquisadores, o estado fluminense terá 80 000 contaminados pelo novo coronavírus em 9 de junho.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade