10 razões para visitar o Mondial de la Bière

Na quinta edição, o evento cervejeiro leva 120 cervejarias e mais de 1 200 rótulos ao Píer Mauá, de quarta (11) a domingo (15)

Mondial de la Bière: lançamentos, novidades e atrações diversas (Diogo Pereira/Divulgação)

1. Pó de lupulina. Recém-chegado ao mercado nacional, o cobiçado Cryo Hops tem maior concentração de lúpulo, o que reforça o aroma e o amargor. À venda no evento pela Realli Insumos, o item entra na produção da Pacarye, uma imperial rye IPA, lançamento da Gaspar Family Brew, com 8,2% de teor alcoólico (R$ 16,00*).

2. Cervejas sour. De sabor ácido, pouco amargas e refrescantes, elas estão em alta. O estilo é especialidade da RockBird, que lança a Whiskey Sour Ale (R$ 17,00), inspirada no clássico coquetel, com casca de limão e chips de carvalho. A Three Monkeys aposta em três delas: a I’m Sour (R$ 19,00*) leva goiaba e pitaia.

Toast Ale: feita com farelo de pão reaproveitável (Green Lab/Divulgação)

3. Novos projetos. Feita pela Green Lab em parceria com a Antuérpia, a primeira versão nacional da inglesa Toast Ale aposta na sustentabilidade: a craft lager é produzida com farelo de pães que seriam descartados (R$ 12,00, 355 mililitros).

4. Ingredientes inusitados. Muito além da fórmula água, malte, lúpulo e levedura, o céu é o limite na criação de receitas. Parceria da 2cabeças com a Experimento Beers, a À Palo Santo (R$ 14,00*) é uma english strong ale feita com araticum e palo-santo, árvore nativa da América do Sul.

5. Envelhecidas. Cervejas de guarda evoluem com os anos. A Overhop trará exemplares em barris de carvalho: a nova Sour Flour, a Hazy e a DarkHop (esta em barris de rum, bourbon e vinho), ambas medalha de ouro na última edição do Mondial (R$ 16,00 cada uma*).

Choripão (R$ 28,00): dica do chef Pedro Siqueira para matar a fome (Pilar Garat/Divulgação)

6. Gastronomia. A gente não quer só bebida: são esperados vinte food trucks, como The Bife, Hell’s Burguer e Pizzaria Al Taglio. O chef Pedro Siqueira (Puro, Massa e Ella) serve seu choripão, pão de cevada com linguiça de pernil, creme aiöli, alface, picles de pepino e batata palha (R$ 28,00).

7. Rótulos customizados. No estande da Brewsil, o artista Eduardo Andrade, responsável pelos traços da marca, vai elaborar embalagens personalizadas na hora, com aquarela. É bom chegar cedo: serão trinta rótulos por dia, numerados e com o nome do cliente gravado.

8. Drinques com cerveja. Estrelas do festival, as geladas abastecem coquetéis no estande da Suricato Ales. A cervejaria gaúcha expede receitas com berliner weisse inspiradas em mojitos, cosmopolitans, piña colada e outros clássicos.

Jeffrey: três estandes cenográficos para cada um dos pavilhões (Projeto da Zero2 Arquitetura/Divulgação)

9. Experiências. A Jeffrey terá três estandes cenográficos, um em cada pavilhão, onde serão servidas receitas exclusivas criadas em parceria com chefs e artistas, como o maestro Isaac Karabtchevsky. No espaço que simula a Rua Tubira, a sede da marca, serão vendidos growlers, camisetas e acessórios.

10. Outras atrações. Flash tattoos, desenhos prontos e únicos relacionados ao universo cervejeiro, estarão disponíveis no estúdio de tatuagem Lady Luck para quem quiser gravar sua paixão na pele, a preços entre R$ 150,00 e R$ 200,00. Na área com vista para a Baía, shows de rock, folk, jazz, reggae e samba agitam o público.

* Os valores citados são para copos de 300 mililitros

Pier Mauá (Armazéns 2, 3 e 4). Avenida Rodrigues Alves, 10, Saúde. Quarta (11) a domingo (15), 14h/23h (qua. e sex. a partir das 15h). R$ 120,00 (3º lote, sáb. esgotado) e R$ 400,00 (passaporte para os cinco dias, 2º lote). Desconto de 50% com a doação de 1 quilo de alimento.

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